A pandemia da Covid-19 apresentou um desafio nunca antes visto para a área da saúde, principalmente para os profissionais que se dedicam no cotidiano a tratar dos doentes. Para as equipes de enfermagem, além das dificuldades inerentes da profissão, a presença do novo vírus, impactou diretamente no cotidiano. Tanto médicos quanto enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, ao mesmo tempo em que as informações eram descobertas, construídas e divulgadas pela ciência, era preciso enfrentar a realidade e continuar a atender os pacientes. Diante do inimigo invisível, foi preciso, para muitos profissionais, repensar a profissão para continuar na atividade. Foi o que ocorreu com a técnica de enfermagem do Complexo Médico Provida, em Tubarão, Bianca Brillünger (Coren 777.600), que igualmente aos demais colegas buscou forças para seguir na função.

“Eu precisei conversar com meus familiares reforçar a minha paixão pelo meu ofício para seguir no trabalho na pandemia. Eles estavam muito preocupados com o número de trabalhadores da saúde no Brasil que eram infectados e mortos diariamente. Não foi fácil continuar, mas desistir nunca passou pela minha cabeça”, conta Bianca.

Para a colaboradora, que iniciou na Provida como atendente de Call Center, o convívio com os demais funcionários do Complexo, nas diversas funções e atenção à saúde, foi o que despertou para a vocação.

“Foi no dia a dia, no ambiente de trabalho, que me apaixonei pela enfermagem. Mesmo na época, trabalhando na Central de Atendimento, iniciei o curso de técnica em enfermagem e logo que concluí, me chamaram para trabalhar no setor de ortopedia, para auxiliar na parte de gessos. Nesse período, em casa, eu me dedicava aos cuidados do pós-operatório de câncer de minha mãe. Em pouco tempo, recebi uma nova proposta. Trabalhar com pequenas cirurgias. Setor que estou a 9 anos e me apaixonei ainda mais pela profissão”, destaca.

Semana da Enfermagem

O Dia Internacional da Enfermagem é comemorado anualmente, em muitos países, em 12 de maio. No Brasil, a mesma data, passou a ser comemorada somente em 1938, quando foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas. Pouco tempo depois, de 12 a 20 de maio foi estabelecida a Semana da Enfermagem, para saudar também os auxiliares e técnicos.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Provida