Braço do Norte

Devido às férias, janeiro é considerado um mês parado nas repartições públicas. Mas não em todas. Na secretaria de desenvolvimento regional em Braço do Norte, o ritmo de trabalho é acelerado. Além de cobrar agilidade em processos de licitação, o secretário interino Osvaldo Balbino (PMDB), acompanha as obras nas ruas laterais nas rodovias entre Braço do Norte a Rio Fortuna, de Armazém a São Martinho e de Braço do Norte até o centro de Grão-Pará. “Estas estradas estão pavimentadas, mas não possuem acostamento. Então resolvemos patrolar alguns trechos e aterrar ou alargar outros para tornar estas rodovias mais seguras aos usuários. Tudo é feito por meio de parcerias”, explica Balbino.

O secretário também acompanha de perto os trâmites para a liberação da licença ambiental para o início da pavimentação asfáltica entre o centro de Braço do Norte até a comunidade de Pinheiral. “É uma das mais importantes obras da SDR para este ano. Não se trata de um benefício para somente uma comunidade, mas para toda a cidade já que o Pinheiral tem participação expressiva na economia de Braço do Norte”, avalia o secretário.

Agilidade na liberação de
recursos para reformas

O secretário de desenvolvimento regional interino em Braço do Norte, Osvaldo Balbino, também agiliza a liberação de recursos para a reforma do Ginásio Dorvalino Locks (da escola Cônego Nicolau Gesing, de Rio Bonito) e a conclusão das obras do ginásio da escola Dom Joaquim, ambos de Braço do Norte. No total, o investimento deve ultrapassar os R$ 600 mil. “As duas obras foram apontadas pelo Conselho Regional como prioridades. E ambas serão feitas e terminadas neste ano”, assegura Balbino.

Além destes dois ginásios, estão previstos este ano investimentos na escola Francisco Giesberts, de Armazém, Fridolino Hülse, de São Martinho, Bom Retiro, de São Ludgero, Annes Gualberto, Jacob Luiz Neibel (na comunidade do Pinheiral) e Werner Knabben, estas últimas três em Braço do Norte.

Os investimentos previstos ultrapassam os R$ 3 milhões.
Balbino fica no comando da SDR até o dia 1º do próximo mês. “A equipe é ótima e tem vontade de trabalhar. Ainda que seja um mês um pouco complicado, já que muitos estão de férias, conseguimos, juntos, resolver, definir e encaminhar inúmeras questões. Só tenho que agradecer”, valoriza.