Evento será realizado em Tubarão e tem como objetivo alertar os segurados sobre a prevenção e cuidados com a doença

Tubarão 

O Dia Mundial de Combate a Hipertensão é celebrado no dia 17 de maio. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo são hipertensas. Pensando em alertar os segurados sobre a prevenção e cuidados com a doença, nesta sexta-feira (12), o Plano SC Saúde vai promover uma roda de conversa sobre o assunto. O evento ocorre às 15 horas, na Agência de Desenvolvimento Regional de Tubarão, localizada na rua José Acácio Moreira, 1468.

Entre as principais causas das doenças cardíacas, como o infarto do miocárdio e a insuficiência cardíaca, está a hipertensão arterial, diabetes, obesidade e sedentarismo. De acordo com a enfermeira da Qualirede, Sonia Silva, empresa que faz a gestão do Plano SC Saúde, não basta apenas usar o equipamento que mede a pressão em casa para descobrir se você é hipertenso ou não. O diagnóstico e o tratamento devem ser feitos pelo médico. “Quando a hipertensão não é tratada, pode ocasionar sérios danos  à saúde, afetando órgãos como o cérebro, coração e rim e ocasionando insuficiências cardíacas”, explica Sonia.

Segundo a especialista, é possível controlar os níveis de pressão arterial com atitudes preventivas e mudanças no estilo de vida. Uma alimentação saudável, com pouca ingestão de sal e produtos industrializados, aliada com a prática de atividades físicas são alguns métodos que controlam e evitam o surgimento ou agravamento das doenças do coração.