SC já tem 122 casos de coronavírus, seis estão na UTI

Rafael Andrade

Florianópolis

“Entre a saúde das pessoas e a economia, temos dado mais atenção à vida. Portanto, são mais sete dias de quarentena que decretei no Estado a partir desta quarta-feira (25). Acompanhamos a evolução da doença na Ásia nos últimos meses, agora vemos o colapso que está na Europa, principalmente na Itália e Espanha. São números pesados que chamam muito a atenção. Agora esta onda seguiu para as Américas, onde nos EUA está se tornando um novo epicentro do Covid-19. O que podemos fazer é mitigar os efeitos desta crise. Por isso decretamos 15 dias ao todo de afastamento social”, avaliou o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, em coletiva online no início da noite desta quarta.

O chefe do Executivo no Estado prevê que partir da próxima semana, as atividades comerciais e sociais serão retomadas de maneira gradativa. Já são 122 casos de coronavírus no território catarinense, seis estão em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Nas últimas 24 horas houve um aumento de 12%, já que eram 109 casos até a noite desta terça-feira (24). Entram na lista as cidades de São Pedro de Alcântara, Camboriú, Canelinha, Arroio do Silva e

São Ludgero.

Do total de infectados, 47% deste público são do sexo masculino e 53% do feminino. A faixa etária dos idosos é a mais acometida. “Já temos dados que nos permite fazer uma análise mais apurada. Dentro do possível, adotamos as ações técnicas em curto, médio e longo prazo”, programa o secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino. 

Ele revela que houve uma evolução muito favorável de alguns pacientes infectados, muitos saindo de UTIs, e isto mostra, segundo o titular da pasta, que os tratamentos utilizados estão sendo eficazes no Estado.

O governador falou das obras públicas, que até então estavam paralisadas, mas devem ser retomadas a partir desta quinta-feira (26), conforme portaria, pelo menos as consideradas serviços essenciais.

Por fim, Moisés agradeceu a Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), as forças de segurança, as Câmaras de Vereadores, as prefeituras e todos os profissionais da saúde. 

28 municípios dos 295 em SC já apresentaram infectados

Balneário Arrio do Silva – 1

Balneário Camboriú – 7

Blumenau – 9

Braço do Norte – 9

Camboriú – 2

Canelinha – 1

Chapecó – 2

Criciúma – 11

Florianópolis – 16

Gaspar – 1

Gravatal – 3

Içara – 1

Imbituba – 4

Itajaí – 12

Jaguaruna – 2

Jaraguá do Sul – 2

Lages – 1

Joinville -5

Laguna – 1

Navegantes – 3

Pomerode – 1

Porto Belo – 2

Rancho Queimado – 2

São José – 5

São Ludgero – 1

São Pedro de Alcântara – 1

Tijucas – 1

Tubarão – 8

Outros Estados – 5

Outros países – 3