Laguna

No próximo dia 13, a igreja celebra a festa de um dos santos mais conhecidos e venerados no mundo, Santo Antônio. Segundo a tradição é invocado para encontrar objetos perdidos, o que se deve a um problema que teve com um noviço, e ainda como o santo casamenteiro, devido a ajuda dada a uma jovem pobre.

Hoje, inicia a Festa de Santo Antônio dos Anjos, padroeiro de Laguna. A tradicional festividade atrai muitos devotos de todo o município e região que vão até a matriz, agradecer e celebrar. Diversas atividades estão programadas para os próximos dias.
No próximo dia 8, às 19h30, haverá a tradicional transladação da imagem de Santo Antônio dos Anjos, do Portinho para a igreja matriz, acompanhada de autoridades estaduais e municipais. Na chegada, show pirotécnico e trezena de Santo Antônio dos Anjos, será o orador, o padre Lenoir Steiner Becker.

Hoje, a festa terá início com a celebração da missa com a coroação da Nossa Senhora e a participação das crianças da catequese. ÀS 21h ocorrerá Serenata dos festeiros em carreata com a imagem de Santo Antônio dos Anjos, saindo da matriz e percorrendo ruas da cidade.

Neste ano, a tradicional festa de Santo Antônio dos Anjos da Laguna chega à 343ª celebração. A expectativa é que cerca de 50 mil visitantes passem pelo município. Em Laguna, o mês de junho é marcado pelas homenagens dos católicos a Santo Antônio, padroeiro do município. A imagem de Santo Antônio, que é exibida na procissão na Cidade Juliana foi esculpida em 1850, na Bahia. O padroeiro de Laguna segura, na mão direita, uma cruz e, na esquerda, as sagradas escrituras e o menino Jesus.

A Festa na cidade teve início na época colonial. As primeiras festas eram apenas procissões no dia do padroeiro, 13 de junho, onde os fiéis reuniam-se na igreja e saíam com a imagem em procissão para abençoar a vila. Por volta de 1912, começaram a existir as barraquinhas de comércio, que durante os 13 dias da festa eram montadas na praça da Matriz (Jardim Calheiros da Graça). Até hoje elas são montadas, mas agora no Centro Cultural e Social Santo Antônio dos Anjos, ao lado da Matriz.