O Notisul é dos dos apoiadores da campanha do Novembro Azul   -  Foto:Divulgação/Notisul
O Notisul é dos dos apoiadores da campanha do Novembro Azul - Foto:Divulgação/Notisul

Tubarão

Duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Tubarão funcionarão neste sábado, durante todo o dia, para atender os homens que ainda não procuraram atendimento nos postos, relativo ao “Novembro Azul”, mês de prevenção ao câncer de próstata. O prolongamento das atividades será feito na Guarda (margem esquerda) e no São Martinho 2.

Nas duas unidades, os serviços serão oferecidos entre às 8 e 17 horas. No posto da Guarda, os profissionais atenderão aproximadamente 30 pessoas. Ao longo do dia, os moradores da comunidade receberão atendimento médico, odontológico e de enfermagem. Caso sejam necessários, exames serão disponibilizados à população.

Já na Unidade Básica de Saúde São Martinho 2, além dos atendimentos médico e odontológico, serão oferecidos testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatite (B e C). Uma palestra, ministrada por uma assistente social do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), tratará de um assunto delicado – violência doméstica. O bate-papo com moradores ocorre no período da manhã.

O câncer de próstata também será tema de orientações aos homens que comparecerem ao posto São Martinho 2. “Queremos oportunizar orientações sobre a importância do cuidado com a saúde e a prevenção ao câncer de próstata”, alerta a enfermeira e coordenadora da unidade, Alyne Lopes Zanini.