Sábado marca os 54 anos da CDL Tubarão

A CDL Tubarão é a única em Santa Catarina com a Certificação ISO 9001, mostrando a qualidade de gestão da entidade.

Fortalecer a economia através do setor comercial e prestador de serviços é a base que norteia a história da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Tubarão que neste sábado (8) comemora seus 54 anos de fundação. Mesmo diante de todo o quadro atual da pandemia da Covid-19, o comércio varejista é o setor que segue se destacando no cenário econômico de Tubarão. A CDL Tubarão possui cerca de 800 associados.

O presidente Rafael Gomes Silvério lembra que, nestes 54 anos, a CDL se consolidou como uma das principais entidades empresariais de Tubarão.  “A nível estadual somos referência em nossa gestão organizacional e em seus resultados. A CDL Tubarão é a única em Santa Catarina com a Certificação ISO 9001, mostrando a qualidade de nossa entidade”, acentua.

“Nós, diretores da CDL Tubarão, nos honramos muito em fazer parte desta entidade, representando o comércio que é o propulsor da economia de Tubarão. Temos hoje uma grande gama de produtos para atender o comércio, indústria e serviço”, comenta.

“O tubaronense sempre se mostrou empreendedor e o empresário do setor varejista tem no seu DNA a sua batalha frequente de transformação e de saber se superar. A união que gerou a CDL em 1966 continua cada vez mais forte, porque somente com a cooperação se superam os obstáculos”, ressalta Rafael Silvério.

O presidente recorda a trajetória da CDL que, desde sua fundação não perdeu o foco para aquilo que foi criada, como defensora dos interesses e do fortalecimento do setor varejista. Isto, segundo ele, é marca documental de todos os seus presidentes. Mas lembra que, a entidade sempre foi uma defensora e lutadora pelos interesses coletivos, encampando e se engajando em reivindicações para o desenvolvimento de Tubarão e pela qualidade de vida e bem-estar de todos. Por esta sua atuação, a CDL Tubarão segue como destaque no estado.

Destaca que muito se deve ao grupo de lojistas que teve a visão de criar a entidade. “Graça a eles e as demais diretorias, somos hoje uma entidade de forte representação junto aos nossos associados e consolidada pela sua credibilidade e respeito junto a sociedade”, acentua.

 

FUNDAÇÃO

A iniciativa de criar o Clube de Diretores Lojistas de Tubarão empolgou um grupo de lojistas que logo tratou de promover uma reunião para estabelecer as normas da entidade. No dia 25 de julho de 1966 foi marcada a primeira reunião na Churrascaria Bambú, com a presença do advogado Mauro Régis. Foi então criada a comissão provisória que no dia 8 de agosto de 1966 reúne-se no Clube 29 de Junho.

A diretoria era composta por Felippe Fernandes Machado, José Orlando May, Lindomar Cardoso Tournier, Heleno Calegari, Elias Bongiolo, Evair Meneghel, Carlos Roberto Zumblick, Edgar Caporal, Osvaldo Bittencourt e Walter Brodbeck, representando, respectivamente, as firmas: Machado Neves e Cia, Paulo Jacob May e Filhos, L.C. Tournier, Elias Calegari e Filhos, Irmãos Bongiolo, Silvestre e Meneghel, Willy A. Zumblick e Filhos, Caporal e Cia. Ltda, José Fretta e Cia.,  Luiz Sampaio Corrêa e Cia Ltda e Indústria e Comércio Brodbeck S/A, que foram os fundadores do  então denominado Clube de Diretores Lojistas de Tubarão.

Foi então realizada a primeira eleição da diretoria definitiva. Em votação secreta, foram eleitos Sérgio Fretta, presidente; Felippe Fernandes Machado, vice; Genovêncio Manoel Bittencourt, diretor-secretário; Pedro Honorato Serafim, diretor-tesoureiro; José Orlando May, diretor social e Lindomar Cardoso Tournier, Relações Públicas, os dois últimos nomeados pelo presidente. Também presente, representando o Serviço de Proteção ao Crédito, Bartolomeu Menezes.

Entre em nosso grupo do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul