Bertoldo Weber
São Ludgero

A falta de segurança em São Ludgero será tema de uma reunião na próxima segunda-feira, às 14 horas. Participarão do encontro o secretário estadual de segurança pública e defesa do cidadão, Ronaldo Benedet (PMDB), o prefeito Ademir Gesing (PMDB) e lideranças locais. Dentre os assuntos que serão abordados está a falta de policiais militares e civis, a possibilidade de transferir o posto rodoviário de Guatá (P-15) para a divisa da cidade com Orleans e ainda a questão do monitoramento do município com as câmeras de segurança.

A segurança pública, nos últimos meses, é o assunto que domina as conversas entre famílias e amigos. Por várias vezes o tema foi levantado na câmara de vereadores e novamente abordado na sessão legislativa do último dia 10. Na ocasião, o vereador Amilton Becker (PSDB) comentou sobre a situação difícil em que se encontra a cidade por falta de efetivos. Ele pediu o envolvimento de lideranças e partidos políticos para que, juntos, busquem uma solução para o problema e que o efetivo de policiais militares chegue, no mínimo, a 14 integrantes.

“Os policiais que atuam em São Ludgero estão sobrecarregados. E mais: não sei se é questão política, mas existem municípios bem menores com o dobro de policiais. Nossa cidade gera um volume expressivo de impostos para o estado e merece respeito. É preciso o envolvimento direto do secretário Benedet”, desabafou o vereador.

O vereador Benício Warmeling (D25) parabenizou Amilton pela abordagem e disse que o Conselho de Segurança (Conseg) de São Ludgero também está preocupado com a situação e deverá se engajar na luta. Amilton ressaltou que a solução deve chegar com urgência, pois os policiais não conseguem mais segurar a situação. Ainda sobre a falta de efetivo, o vereador Claudio Becker (D25) informou que existe também a preocupação de que mais policiais possam sair de São Ludgero. “E se isto ocorrer, a situação se complica ainda mais”, declarou.

Na última sessão da câmara, Cláudio apresentou indicação nº 04/2007, que solicita ao executivo a verificação junto aos órgãos competentes sobre a possibilidade de instalação ou a transferência do P-15 (Posto da Polícia Rodoviária de Guatá) para um local,