#Pracegover Foto: na imagem há um homem, microfone, mesa, jornais e celulares
#Pracegover Foto: na imagem há um homem, microfone, mesa, jornais e celulares

O radialista Vânio Luiz dos Santos Justino, 64 anos, morreu na madrugada desta terça-feira (6). Ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral hemorrágico, e foi levado ao Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, em Laguna, porém não resistiu. Não há informações sobre velório e sepultamento.

Vânio Santos, comandava o Manhã total e o A noite é show, pela Rádio Difusora da Cidade Juliana. Conforme informações, o comunicador tinha trabalhado normalmente no dia anterior. Ele iniciou a carreira  aos 14 anos, na extinta Rádio Garibaldi de Laguna.

De Siderópolis, Vânio foi apresentador de musicais, jornalísticos, fez reportagem de rua e foi narrador esportivo.  Entre os anos de 1980 e  2000, Santos passaria pelas rádios Marconi (Urussanga), Hulha Negra (Criciúma), e Tubá (Tubarão). Também teve passagens pela UnisulTV.

AVC Hemorrágico

AVC hemorrágico ocorre quando existe ruptura de um vaso sanguíneo no cérebro, causando uma hemorragia no local que leva ao acúmulo de sangue e, consequentemente, ao aumento da pressão na região, impedindo que o sangue consiga circular para essa parte do cérebro.

A diminuição da quantidade de sangue leva também à redução do fornecimento de oxigênio, o que acaba resultando na morte de células cerebrais, podendo conduzir a sequelas permanentes, como paralisia, dificuldade para falar ou alteração do pensamento, dependendo da região do cérebro afetada.

Diante de uma suspeita de AVC, com sintomas como perda de força de um dos lados do corpo, dificuldade para falar ou dor de cabeça muito forte, é importante pedir socorro médico o mais rápido possível, de forma a inciar o tratamento e evitar o surgimento de sequelas. Normalmente, quanto mais tempo a pessoa ficar com o AVC hemorrágico sem tratamento, maior o risco de sequelas.

Alguns dos sintomas que podem ajudar a identificar um AVC hemorrágico são:

  • Dor de cabeça forte;
  • Náuseas e vômitos;
  • Dificuldade para falar ou engolir;
  • Confusão e desorientação;
  • Fraqueza ou formigamento na face, braço ou perna de apenas um lado do corpo;
  • Perda de consciência;
  • Tonturas ou perda do equilíbrio;
  • Convulsões.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Foto: Elvis Palma