Radar meteorológico móvel passa por teste

Florianópolis

Os testes com o radar meteorológico móvel já iniciaram sob a coordenação da Secretaria de Estado da Defesa Civil. O aparelho está em Florianópolis, no Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros. Até domingo, técnicos da Defesa Civil SC e da fabricante Enterprise Electronics Corporation (E.E.C), com sede nos Estados Unidos, certificarão a parte física do produto conforme o edital de compra.

De acordo com o gerente de Monitoramento e Alerta, Frederico Rudorff, a equipe avaliou nesta quarta-feira o desempenho da antena do equipamento. “Hoje verificamos a precisão do radar meteorológico, especialmente a antena. Ela está dentro da potência e frequência indicada no edital. O giro máximo é de seis voltas por minutos. Trabalhamos com um alcance de 60 km aqui em Florianópolis, sendo que, quanto menor a distância, mais detalhes podem ser captados”, explica o gerente.

Na semana que vem, iniciam-se os testes de software (programa) do radar, que será feito na Epagri/Ciram. Devem participar desta etapa técnicos da Defesa Civil SC, meteorologistas da Epagri/Ciram, alunos de Meteorologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc).

 

Radar vai cobrir Sul de Santa Catarina
Após esse período, será realizada a operação assistida por um técnico da empresa para verificar o desempenho do equipamento adquirido pelo Estado. O radar meteorológico móvel será responsável pela cobertura do Extremo Sul de SC. Ele abrangerá 52 municípios da região. Em casos extremos de desastres, o aparelho também poderá ser deslocado para qualquer região por um reboque. O investimento do governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Defesa Civil, é de R$ 3,4 milhões.
O Coordenador Regional de Defesa Civil na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Sebastião Antônio de Souza, que participou dos testes, lembra que o radar móvel sul ficará posicionado em Araranguá, ao lado do Farol do Morro dos Conventos, dentro da área da Marinha, e providenciado junto ao órgão a autorização para iniciar a infraestrutura para o recebimento do equipamento.