Braço do Norte

O Centro de Educação em Saúde de Práticas Integrativas (Cespi), foi apresentado nesta terça-feira pelo município de Braço do Norte, em Brasília. A ação ocorreu durante o Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O prefeito Roberto Kuerten Marcelino, Beto, que está na capital federal, em busca de mais recursos para a cidade, também prestigiou a apresentação do Cespi, realizada pelo secretário de Saúde, Sérgio Fernando Domingos Arent, e pela enfermeira Elaine Cristina Martins Pereira.

O projeto, pioneiro na região e que foi apresentado no congresso estadual e selecionado para a etapa federal, oferece tratamentos alternativos, como reiki, acupuntura, massoterapia, terapia da alegria, grupo de tabagismo, grupo de ginástica laboral, cuidados com plantas medicinais, meditação coletiva, além de atendimentos feitos pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) e pastorais da criança e da saúde, totalmente de graça e conta com a participação de mais de 100 voluntários. “Tivemos a chance de prestigiar a apresentação do projeto inovador que é o Cespi, feito com muito carinho por muitas mãos, principalmente mãos voluntárias que doam seu tempo em benefício do próximo. Queremos agradecer e parabenizar essas pessoas que transformam o Cespi no sucesso que ele é”, explica Beto.

De acordo com o chefe do poder Executivo, a intenção da viagem a Brasília é visitar os gabinetes dos deputados federais catarinenses, participar de uma audiência no Ministério dos Esportes e dar seguimento na busca de desentraves burocráticos no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Acompanham o prefeito, o chefe de gabinete, Ramon Beza, o vereador Celso Onei da Silva Martins e o ex-suplente de vereador Carlos Rodrigues (Cigano).