Para vivenciar conteúdos abordados em aulas teóricas, um grupo de alunos de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Laguna, idealizou o projeto Acompanhamento de Obras (Peão). 

A iniciativa na Udesc Laguna partiu dos acadêmicos Rafael Schappo, Rodrigo Otávio, Lucas Borges e Pedro Amaral, que estão atualmente na sexta fase do curso, com orientação do professor Alberto Lohmann.

Segundo os estudantes, a proposta é abordar a execução de projetos arquitetônicos a partir de uma atividade extraclasse. Iniciado em março, o Peão já realizou seis visitas. As inscrições para as atividades são abertas aos alunos do curso, com limite de 12 participantes em cada visita, por questão de segurança nas obras.

Benefícios

De acordo com os integrantes, o projeto teve grande adesão dos acadêmicos. Com número de inscrições acima do esperado, foi preciso realizar uma seleção dos participantes, que serão renovados a cada semestre. 

Entre os pontos positivos do projeto apontados pelos seus idealizadores, está a possibilidade de compreender a dinâmica de trabalho e de visualizar a materialidade dos elementos da obra e de como foram resolvidas as questões estruturais, além do contato com os profissionais da área.