Liliane Dias
Tubarão

 

Independente de crença, religião ou cultura, o ser humano ‘é feito’ para viver em meio aos seus. Em tempos de pandemia este passou a ser o grande desafio de parte das pessoas. Mas o que fazer para tentar amenizar o sentimento de vazio e solidão proveniente do isolamento social que as pessoas têm enfrentado?

A Paroquia da Catedral, em Tubarão, promove por meio de whatsapp, evangelização diária para todas as pessoas, independente de crença religiosa. O pároco Eduardo Rocha, conta que é produzido conteúdo diário e quinzenal. “São dois tipos de produção, diariamente lançamos conteúdo de evangelização por meio de áudio. Os vídeos são a cada 15 dias”, explica.

Os vídeos falam sobre a fé, experiência em comunidade e vida em família. “São vídeos que vão ao encontro do momento que estamos vivendo e que servem para levar esperança, conforto e alegria às famílias, para terem certeza de que não estão sozinhas neste momento de pandemia e isolamento social. É uma forma de mostrarmos que isso vai passar, o sol está brilhando e vai continuar a iluminar as nossas vidas”, pontua o sacerdote.

Já os áudios com duração de 7 a 8 minutos, são produzidos diariamente e são enviados sempre a primeira hora da manhã entre 6 e 7 horas, de segunda a segunda. “O formato apresenta o evangelho do dia. O interessante é que o evangelho do dia é o mesmo que a igreja usa em todo o mundo”, observa.

O pároco explica que a palavra proclamada no dia via áudio, é a mesma na Argentina, Itália, Ásia. Em todos os continentes milhões de pessoas meditam essa mesma palavra no seu próprio idioma. “Anunciamos a palavra do evangelho do dia, no segundo momento é uma reflexão de no máximo dois minutos e depois se termina com uma pequena oração, ou uma atualização bem concreta desta palavra para aquele dia”, detalha.

E entre uma reflexão e outra sempre tem trechos de músicas que inspiram as pessoas. Para ele, a ideia desses áudios é alimentar a fé e a esperança em todos os momentos, não apenas neste de pandemia. “Até porque já havíamos iniciado este trabalho antes da pandemia”, ressalta.

O projeto iniciado há aproximadamente um ano ganhou força neste período de pandemia, tomando proporções de adeptos, cada vez maior. “Seguramente o número que tínhamos de inscritos duplicou”, afirma.

 

Finalidade

O dia das pessoas pode iniciar de várias formas. Para o padre Eduardo, elas podem iniciar o dia ainda melhor por meio da palavra de Deus. “A certeza de que Deus está com elas, de que a fé sempre nos ajuda na transformação das nossas rotinas dos nossos trabalhos pode ser o conforto para essas pessoas, de que não estamos sozinhos”, assegura.

Além disso, “ao mesmo tempo a fé desvela um novo horizonte novas perspectivas, e é muito bom acordarmos e logo já ouvir a palavra de Deus, ouvir uma mensagem que nos estimule a fazer bem todas as coisas naquele dia, e esta é a ideia”, pontua o sacerdote.

 

Estrutura

Atualmente a paróquia conta com um time que ajuda a gerenciar este trabalho. “Demanda muito esforço para atender todo mundo, fazer todos os cadastros. Creio que atualmente temos aproximadamente 5 mil pessoas cadastradas que recebem de forma direta”, destaca.

Além da região, os áudios já ultrapassaram fronteiras. Outros Estados e mesmo países tem recebido diariamente a palavra de evangelização. “Tem cadastro do Brasil todo, de todos os Estados e tem se espalhado muito rápido, temos feito cadastro diariamente. Sei que vem de todos os DDD’s, inclusive de outros países”, comenta.

Padre Eduardo acrescenta que naturalmente são brasileiros que estão lá, que moram nesses países. “Sei que tem muitos da Inglaterra, Itália, Espanha, Portugal, Estados Unidos, países de língua portuguesa na África como Moçambique e Angola. Recebem também pessoas da China”, acrescenta.

 

Experiências

Neste tempo de pandemia, o sacerdote conta que as pessoas mandam relatos da experiência dessas orações, por poderem ouvir um padre que fale o português, que reze com eles todos os dias. São moradores de países que enfrentaram maior dificuldade como: Inglaterra, Itália e Espanha. “São testemunhos bonitos sentindo a presença de Deus, a força dessas orações neste momento de provação, enfim tem sido uma experiência muito positiva”, afirma.

Para ele, é uma forma muito interessante de evangelização. É uma maneira de a igreja dizer que está junto nesse tempo difícil de distanciamento social. “Estamos encontrando outras formas, outros meios para estarmos próximos das pessoas e levarmos a palavra de Jesus e anunciar o evangelho”, pontua.

Este não é o único trabalho da Catedral. Padre Eduardo conta que diversos projetos têm sido desenvolvidos, sobretudo nesse tempo de assistência social. “Já distribuímos mais de 15 toneladas em alimentos. Mas este é apenas um dos trabalhos feitos na Catedral”, ressalta.

Uma ideia simples e que tem feito muito sucesso. As pessoas que tiverem interesse em receber as mensagens podem enviar a palavra ‘oração’ para o número (48) 99644-1433. O cadastro leva em torno de dois dias para ser efetuado.

Responsáveis na paróquia passarão as orientações e dão assistência técnica. “É gratificante saber que as orações têm feito a diferença na vida de pessoas e corações sedentos pela palavra, por uma mensagem de esperança e de fé”, finaliza.