Tubarão

A expectativa era que a casa de apoio do Projeto 3:16 fosse inaugurada em dezembro deste ano, mas devido ao trabalho e dedicação dos idealizadores e voluntários da iniciativa, o lar de apoio às pessoas em situação de rua e às famílias em vulnerabilidade social será inaugurado nesta sexta-feira (22), às 19h, na rua Bernardino Silva, 86, no bairro Monte Castelo, em Tubarão.

O Projeto 3:16 iniciou entregando alimentos aos mais necessitados na Cidade Azul. A iniciativa foi idealizada por dois jovens tubaronenses há seis anos. Na época, João Guilherme Lopes Pacheco tinha 16 anos, hoje está com 22, e Jean Defreyn tinha 14 anos, e agora está com 20. “Agora, com a inauguração da casa de apoio, vamos atender três vezes por semana os moradores de rua, oferecer banho, alimentação e aqueles que quiserem serão encaminhados para uma clínica. A ação também atende as famílias em vulnerabilidade social”, explica.

João Guilherme conta que o projeto começou tímido, e foi obtendo estrutura ao longo dos anos. “Precisamos depositar o amor no próximo. Não podemos rejeitá-los e nem excluí-los. Não olhamos a aparência e nem o cheiro que as pessoas têm. Saímos todas as sextas-feiras com alimentos e agasalhos. Temos uma equipe que prepara a comida e a outra que distribui”, resume.

O jovem conta que o grupo encaminhou mais de dez moradores de rua para clínicas de recuperação em 2016. E no ano passado, outras pessoas foram auxiliadas por estas clínicas que recebem o apoio do Projeto 3:16, no qual se mantém por meio de entidades e colaboradores. “Fizemos um trabalho de triagem com a organização dos documentos e, se realmente a internação ocorrer, o projeto dará todo o suporte”, pontua.

O 3:16 conta com 25 voluntários e é mantido pela Igreja Assembleia de Deus Independente (ADI), com apoio de empresários e comunidade geral. De acordo com João Guilherme, a iniciativa também acolhe as crianças mais necessitadas da região e realiza ações de impacto nos bairros.