Wagner da Silva
Braço do Norte

Na manhã de ontem, funcionários da Setep Construções, empresa responsável pelo asfaltamento das ruas Ana Valter Schuelter e Jorge Lacerda, ambas no centro de Braço do Norte, iniciaram as mudanças na obra, reivindicadas pelos moradores ao prefeito interino Ronaldo Fornazza (DEM).

Fornazza esteve no local terça-feira, acompanhado do secretário de transportes e edificações viárias, Moisés Avelino Nazário, o engenheiro da Setep responsável pelo projeto, Antônio Rafael Isidoro Netto, e também o vereador César Borges (PP), já que a obra foi feita quando ele era secretário de governo e cidadania da prefeitura. O grupo vistoriou o local a fim de encontrar alternativas para solucionar os problemas apontados pelos moradores.

Segundo o engenheiro, as fortes chuvas atrapalharam. “A força da água arrastou a terra e removeu o meio-fio. A alternativa, no momento, é a modificação das bocas de lobo”, justifica Netto.

Já o prefeito adianta que fará contato com os moradores para que construam a calçada nos dois lados das ruas. “Isto é previsto em lei. Vamos contatar os proprietários e sugerir que a prefeitura faça a obra e cobre o custo no IPTU”, explana Fornazza. Ele acrescenta que a medida já foi aprovada por alguns proprietários. “Alguns já se colocaram à disposição e devem iniciar a obra nas calçadas nos próximos dias. Isso evitará que a terra seja levada pelas águas para dentro das casas e ainda garantirá o devido espaço para os pedestres transitarem com segurança”, complementa o prefeito interino.

O ex-secretário César Borges também garante que acompanhará o trabalho. “É minha responsabilidade atender a solicitação dos moradores, afinal a obra foi executado enquanto eu era secretário”, reitera Borges.

Secretário espera sinalização para iniciar obra nas calçadas
O asfaltamento nas ruas Ana Valter Schuelter e Jorge Lacerda, ambas no centro de Braço do Norte, teve como objetivo acabar com a poeira e também ser ponto alternativo aos motoristas, como acesso. Dias após a conclusão, depois da primeira chuva deste ano, entre os dias 2 e 3 deste mês, alguns pontos tiveram erosão, os meios-fios foram arrastados com a força da água e o barro invadiu várias casas.

Agora, o secretário de transportes e edificações viárias da prefeitura, Moisés Avelino Nazário, assim que o prefeito interino Ronaldo Fornazza (DEM) autorizar, afirma que as obras das calçadas serão iniciadas. “O que é de nossa responsabilidade será feito. O que diz respeito à Setep Construções (empresa responsável pelo asfaltamento das duas ruas), será cobrado. O importante é resolver esta questão o mais rápido possível, especialmente porque estamos em um período de muitas chuvas”, avalia o secretário.