Amanda Menger
Tubarão

O primeiro escalão do governo de Manoel Bertoncini (PSDB) e Felipe Luiz Collaço, o Pepê (PP), em Tubarão, está praticamente definido. Isso porque o PDT indicou a advogada Débora Carla Melo para assumir a secretaria de cultura, esporte e turismo. Com isso, a única ‘vaga’ indefinida é a secretaria de comunicação, comandada interinamente pelo chefe de gabinete Evaldo Tonelli (PSDB).

Débora foi nomeada ontem e já participou de duas reuniões. Uma na parte da manhã, com os demais secretários da prefeitura, e outra à tarde, com o prefeito e o chefe de gabinete. Além de advogada com especialização em direito administrativo, Débora já atuou como assessora do vereador Ronério Cardoso Manoel (PDT) e cursou arte pela Escola das Nações, na Suíça. “Estou honrada com o convite porque isso mostra que as lideranças partidárias confiam no meu trabalho, no meu potencial. Neste primeiro momento, vou procurar conhecer os projetos que estão em andamento e a estrutura da secretaria”, afirma Débora.

Mas, a nova secretária já tem algumas ideias. “Uma delas é a implantação de academias ao ar livre. Em diversas cidades e países já há ações deste tipo. Os exercícios são acompanhados por instrutores, que podem ser estudantes de educação física. Os equipamentos são feitos com materiais alternativos e o custo total do projeto não é alto”, adianta.

Para Débora, é preciso valorizar a cultura. “As pessoas têm ideia de que cultura é coisa de rico ou que para ser culto precisa ir para o exterior. Outros pensam que arte é supérfluo, sem importância. Queremos trabalhar a cultura de forma diferente, com maior proximidade do público”, garante.