Priscila Alano
Tubarão

O frio deve predominar neste fim de semana. A tarde desta sexta-feira foi a mais ‘gelada’ deste ano no estado. Na maioria das regiões, a temperatura máxima não passou dos 15°C. Em Florianópolis, a máxima foi de 14,2°C, a temperatura mais alta no estado. Na serra, a máxima do dia foi de apenas 4°C em São Joaquim. Em Tubarão, os termômetros não superaram os 13ºC.

O climatologista Rafael Marques, da Estação Oregon, em Tubarão, destaca que esta sexta-feira foi o dia que houve menor amplitude, ou seja, a diferença entre as temperaturas máxima e mínima pequena, pois não houve abertura de sol. Ele explica que nos próximos dias as temperaturas devem subir gradativa e lentamente.
“Mas continuaremos com frio”, antecipa Rafael. Entretanto, ele enfatiza que a chuva, cujo acumulado está abaixo da média, deve retornar com intensidade razoável nos próximos dias. A forte massa de ar polar que chegou esta semana no estado foi a responsável pela queda brusca de temperatura.

O período também foi marcado por outro recorde: o registro das menores mínimas, com temperaturas abaixo de zero grau. Na cidade de Urupema, os termômetros marcaram -7,7ºC na madrugada da última quarta-feira, a menor temperatura registrada neste ano.
Para este fim de semana, a previsão é de céu nublado com chuva. A chance de neve e/ou chuva congelada permanece para a madrugada e o começo da manhã deste sábado na região de São Joaquim. A previsão é que a temperatura deve oscilar entre 7ºC e 15º C.