DEFESA CIVIL DE SC

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA: TEMPORAIS ISOLADOS NESTA TERÇA-FEIRA (5)

Início: 5/11/2019 às 12h.

Fim: 5/11/2019 às 21h

Previsão: Ao longo desta terça-feira (5), a passagem de uma frente fria pelo oceano favorece chuva em todo o estado catarinense.  Ainda, há a possibilidade de temporais isolados na porção oeste e norte do estado. A previsão nestas regiões são de chuva mais intensa, que pode ser acompanhada de raios, ventos fortes e eventual queda de granizo.

Recomendações: 

Temporais: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

OBSERVAÇÃO MARÍTIMA: MAR AGITADO

Início: 04/11/2019 às 21h.

Fim: 06/11/2019 às 9h.

Previsão: Mar agitado, com ondas de quadrante leste/sul e picos de altura entre 2,0 a 3,0 m na região costeira do Litoral Sul desde o final da noite desta segunda-feira (04) e se estendendo até quarta-feira (6). Nas regiões da Grd. Florianópolis e Litoral Norte, aviso válido a partir da tarde/noite de terça-feira (5).

Recomendações:

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

—————

Terça-feira (05/11):

Tempo: encoberto com chuva, em SC, melhorando entre a tarde e noite. Risco de temporais localizados, chuva moderada a forte por alguns momentos do oeste ao norte do estado.

Temperatura: com pouca elevação na maior parte de SC, devido à nebulosidade e à chuva.

Vento: nordeste/noroeste, passando a sul, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) sobre o litoral do Sudeste e Sul do Brasil e deslocamento de uma frente fria pelo litoral do RS e SC.

Quarta-feira (06/11):

Tempo: encoberto com pancadas isoladas de chuva pela manhã e à tarde no Oeste e Meio Oeste. Nas demais regiões presença de sol na maior parte do dia, aumento de nuvens durante a tarde, e com chuva à noite na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte devido à circulação marítima (ventos úmidos do mar).

Temperatura: agradável, em elevação no decorrer da manhã.

Vento: sudeste, com variações de nordeste do Oeste ao Litoral Sul e passando a leste nas demais regiões, fraco a moderado com rajadas na madrugada no Litoral.

Quinta-feira (07/11):

Tempo: encoberto com chuva ocasional, melhorando no final da tarde e noite do Oeste ao Litoral Sul e no Vale do Itajaí. Nas demais regiões muitas nuvens com chuva no decorrer do dia. Risco de temporais localizados, com chuva moderada a forte por alguns momentos, ventania (acima de 60 km/h) e granizo.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sexta-feira (08/11):

Tempo: instável com mais nebulosidade e chuva por alguns momentos no Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte, devido à circulação marítima. Do Oeste ao Planalto Sul presença de sol com pancadas isoladas de chuva à tarde.

Temperatura: em elevação, mais alta no Oeste.

Vento: nordeste a leste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sábado (09/11):

Tempo: variação de nebulosidade com aberturas de sol no decorrer do dia em todas as regiões de SC, com chuva fraca pela manhã da Grande Florianópolis ao norte do estado e pancadas de chuva no decorrer da tarde.

Temperatura: em elevação.

Vento: leste passando a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.