O câncer de mama é o mais prevalente em mulheres  -  Foto:Divulgação/Notisul
O câncer de mama é o mais prevalente em mulheres - Foto:Divulgação/Notisul

Tubarão

O período de conscientização do câncer de mama e colo de útero inicia neste sábado. Em Tubarão e na região de Braço do Norte, diversas atividades estão programadas para contribuírem com o movimento mundial. Como em todos os anos, na Cidade Azul, a Eco Clínica promove em outubro um trabalho forte em torno do tema durante todo o mês. Na terça-feira, será realizada a abertura oficial da campanha, a partir das 9 horas, em frente à clínica.

Conforme o profissional de medicina, Mário Caporal, o sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço na mama, acompanhado ou não de dor. “Podem também aparecer pequenos caroços embaixo do braço, chamados de ínguas. Nem todo caroço pode ser um câncer, por isso a importância desta campanha, onde chamamos a atenção das mulheres para a realização de exames preventivos regularmente”, observa.

Neste mês, a prevenção ao câncer de mama é amplamente lembrada pela campanha Outubro Rosa. A campanha teve início nos anos 1990 nos Estados Unidos, e é difundida no Brasil desde 2010. Ela é simbolizada por um laço rosa, que lembra a importância da prevenção e detecção precoce da doença. A mamografia digital é o principal exame para o diagnóstico. 

Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (InCa), a doença é o que mais acomete mulheres em todo o mundo, e também no país. Ela é  rara antes dos 35 anos, mas acima dessa faixa etária a sua incidência cresce de forma progressiva. É a principal causa de mortes por câncer em mulheres desde 1980. 

O autoexame é muito importante na prevenção e descoberta do câncer em estágio inicial. “Ao perceber alguma alteração nas mamas, caroços ou retrações na musculatura, saída de secreção, deve-se buscar orientação médica imediatamente”, alerta o oncologista e cancerologista cirúrgico da Pró-Vida, Alexandre Nascimento Mateus.