#Pracegover Na foto, frasco de vacina e uma seringa
Foto: Banco de imagens FreePik

A Fundação Municipal de Saúde divulgou emitiu nesta semana uma nota técnica desmentindo a fake news de que havia sido aplicada uma vacina contra a Covid-19 com a seringa vazia por uma profissional da saúde.

A FMS explicou que a situação que se decorreu foi que, ao perceber que uma das seringas continha uma dosagem de vacina menor do que a correta, a técnica de enfermagem realizou a troca das seringas com a dosagem certa para efetuar o procedimento recomendado pelo Ministério da Saúde.

A Fundação ainda informa que a profissional agiu de maneira correta, seguindo todos os critérios de segurança que se espera neste tipo de situação.

Confira a nota técnica na íntegra:

Na data de hoje, 20 de abril de 2021, a Fundação Municipal de Saúde realizou mais
uma etapa da campanha de vacinação contra a COVID-19, vacinando o público de 64 anos no período das 9h às 13h nas dependências do Farol Shopping.

Na ocasião, uma das técnicas de enfermagem responsáveis pela aplicação da vacina,
a qual exercia suas atividades na mesa 3, ao realizar a demonstração do conteúdo vacinal para uma paciente, percebeu que aquela seringa continha apenas 0,4ml da vacina, sendo que, segundo o Ministério da Saúde, a dose correta para garantir a imunidade é de 0,5ml.

Por essa razão, imediatamente a profissional pegou outra seringa da caixa térmica
que continha a quantia 0,5ml da vacina para realizar o procedimento na dosagem correta.

Salientamos que como profissionais temos o dever de garantir a efetividade das
vacinações seguindo os onze critérios de segurança: data certa, paciente certo, vacina
certa, temperatura certa, validade certa, seringa e agulha certa, dose certa, via de
administração certa, aplicação certa, orientação certa e documentação certa.

Por fim, insta destacar que a atitude da profissional foi de cautela e prudência em
garantir a dosagem correta para a aplicação da vacina, evidenciando o comprometimento e o respeito com a população durante todas as ações de vacinação realizadas no município de Tubarão”.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul