Braço do Norte

Em setembro, devem ser abertas as inscrições para dois cursos de pós-graduação, oferecidos pelo pólo da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) de Braço do Norte: controle de gestão pública municipal, vinculado à própria universidade, e ensino de ciências, vinculado ao Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet).

Com os dois latu sensu, o pólo da Ufsc passará a oferecer quatro cursos, incluindo matemática e física (graduação). Posteriormente, serão ofertados outros, de acordo com a solicitação da comunidade estudantil e disponibilidade das instituições cadastradas na Universidade Aberta do Brasil (UAB).

“Os interessados nos cursos, tanto de graduação como os de pós, devem se inscrever conscientes de que terão que ter dedicação”, orienta a coordenadora do pólo de Braço do Norte, Maris Rafael da Rosa.

O pólo passou a trabalhar, recentemente, em parceria com o sistema UAB. O sistema não propõe a criação de novas instituições de ensino, mas a articulação das existentes, o que possibilita levar ensino superior público de qualidade às cidades que não possuem curso de formação ou quando não são suficientes para atender à demanda.

Os dois cursos de pós-graduação funcionarão a distância, da mesma maneira que os de graduação. O foco do sistema UAB é na formação de professores e na administração pública. O pólo, com toda a infra-estrutura física, pedagógica, humana e tecnológica, é mantido pelo município.

Com o processo município/UAB, que ainda se encontra em tramitação, o município passa a assumir a responsabilidade de manutenção do pólo de apoio presencial e, futuramente, todos os equipamentos, como 20 computadores, aparelho de videoconferência, datashow, impressora a laser, entre outros, ficarão de posse do município.