Durante os cinco dias de Carnaval, as notícias da região postadas no Portal Notisul repercutiram entre os internautas chegando a
mais de meio milhão de acessos.

Lysiê Santos
Tubarão

Informação de credibilidade em tempo real. Esse tem sido o novo desafio do Portal Notisul, inaugurado no dia 1° de janeiro. A nova ferramenta de notícia online é mais uma opção, além do jornal diário impresso distribuído na região, revistas temáticas e de conteúdo diverso, produzidos minuciosamente por jornalistas experientes. Os números deste segundo mês no ar surpreenderam diretores, jornalistas e publicitários que atuam na equipe.

O portal tem sido abastecido diariamente com notícias locais e regionais, além de coberturas de eventos e entrevistas e durante estes cinco dias de Carnaval, o meio de comunicação digital postou matérias em primeira mão que rendeu quase meio milhão de visualizações durante este último feriado prolongado.

Uma das notícias de maior repercussão foi o homicídio da bebê Mariah Della Giustina Gonçalves, de 10 meses, de Braço do Norte, em primeira mão. Mariah foi assassinada no fim da manhã do último sábado, pelo padrasto, na Capital do Vale. Foram 17 horas de depoimentos ininterruptas do autor do crime bárbaro, amigos e familiares pela equipe da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Tubarão. O delegado William Cezar Sales, que estava de plantão no dia do crime, coordenou a elucidação do homicídio.

Outras matérias da editoria de Segurança também ganharam intensa repercussão, como a notícia do corpo do estivador Renato Sérgio Duarte, 56 anos, que encontrado em seu apartamento, no centro de Imbituba, nesta segunda-feira por volta da 0h35min. Ele havia sido visto pela última vez na sexta-feira. O corpo estava em avançado estado de putrefação, sem sinais de violência, e a causa da morte não pôde ser determinada. O forte calor dos últimos dias acelerou o processo.

Portal tem quase 300 mil acessos únicos nos cinco dias de festa
Só no sábado, o Portal Notisul teve 60 mil acessos únicos e 80 mil no domingo de Carnaval. Entre esta segunda e terça-feira somou-se mais de 100 mil acessos únicos totalizando 292.709 durante os cinco dias da Festa de Momo.

A foto do jovem com dez comprimidos de ecstasy dentro da boca esverdeada, detido nesta segunda-feira pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Tubarão, também chamou a atenção dos internautas. A abordagem foi feita após denúncias de que um Onix com placas de Belo Horizonte transitava perigosamente pela via. Os agentes fizeram a abordagem e constataram a embriaguez do condutor.

A repercussão destas e outras notícias regionais estreitam ainda mais os laços entre os comunicadores e os internautas, que podem colaborar com o espaço informativo com sugestões de pautas e opinião.

“O Portal é mais um canal de serviços do Notisul, propicia-nos colocar à disposição do leitor notícias relevantes em tempo real”, observa a jornalista e editora-chefe da plataforma midiática, Mirna Graciela.

De acordo com os dados oficiais, em janeiro o Portal somou 386.335 usuários únicos com mais de 1,8 milhão de visualizações. Em fevereiro, o número de acessos aumentou consideravelmente para 761.198 únicos com mais de 1,9 milhão de visualizações.

83%
dos acessos ao Portal Notisul são realizadas via smartphone, 15% por meio de computadores e 2% por tablets.

70,5%
do público que acessa as notícias é masculino e 29,5% feminino. A maioria dos internautas assíduos compreende a faixa etária de 25 a 34 anos.

Países que mais acessam o Portal Notisul
Brasil
Estados Unidos
Reino Unido
Portugal
Alemanha

Cidades que mais visitam o Portal Notisul
Tubarão
Criciúma
Florianópolis
Braço do Norte
São Paulo

Jornalismo digital passou a agregar no Notisul
A diretora do Notisul, Janiffer Grace Hasstenteufel Souza, destaca que uma das vantagens do novo canal da empresa é ter este contato mais direto com o público. “A colaboração do leitor em nos trazer assuntos que ocorrem na hora é fundamental”, ressalta, acrescentando que o jornal conta com uma equipe profissional, preocupada em informar o leitor com agilidade e sempre policiando a veracidade dos fatos.

Atento às possibilidades da mídia digital, o Portal Notisul oferece ao internauta um número considerável de vídeos. E não para por aí. Janiffer adianta que outros projetos serão apresentados ao público ainda neste ano. “Uma das missões do Notisul é levar informação de qualidade e de forma rápida para o maior número de pessoas possível. Com o fortalecimento da Internet por meio das redes sociais, sites e portais, verificamos que havia a necessidade de agilizar o conteúdo midiático, e também chegar ao público das plataformas digitais sem deixar de lado a qualidade do impresso. Por isso, desenvolvemos o Portal de Notícias”, destaca Janiffer.

Versão impressa atrai, a cada dia, ainda mais leitores
O jornal Notisul circula desde 29 de julho de 2000, quando veiculou a primeira edição conjunta de fim de semana do diário. Com 30 anos de história na imprensa, um dos diretores do jornal, Nazareno Schmoeller Souza, lembra-se do desafio que foi colocar o Notisul na rua. “A criação foi coisa rápida. Mas o jornal nasceu com estrutura regional e teve grande receptividade, desde o início”, recorda. Formado por pessoas com credibilidade, rapidamente o diário passou a conquistar novos leitores, em parte por se apresentar como nova alternativa de leitura na impressa regional e segue todos os dias levando informação de credibilidade ao leitor.

Da redação do Notisul, muitos projetos editoriais surgiram, em paralelo às edições diárias do jornal. São revistas temáticas, como Sua Casa, que hoje se tornou um produto independente, com circulação em Santa Catarina e Paraná, o Anuário Econômico, Força Regional, Arte e Construção, e ainda a Agenda Solidária. Além disso, o jornal criou o evento Lugar de Homem é na Cozinha, projeto beneficente hoje sob a responsabilidade da Apae de Tubarão.