Tubarão

A ponte pênsil em frente à Unisul destruída pelo vendaval, que ocorreu em 16 de outubro de 2016, estava intrafegável desde então. Após um ano e cinco meses de espera, a população da Cidade Azul e região poderão transitar pelo local. Nesta quinta-feira (15), às 11h, em um ato simbólico realizado na cabeceira da margem esquerda em frente à universidade ela será entregue e liberada para o tráfego.

A ordem de serviço para o trabalho foi assinada no dia 18 de e a expectativa do poder executivo de Tubarão era que a obra fosse finalizada até o dia 19. No entanto, isso não ocorreu. Por outro lado, o prazo da empresa Sanero Construções LTDA, é de 90 dias. Na época, o processo licitatório saiu ao custo de R$ 145.974,94. O valor ficou um pouco abaixo do estimado pela prefeitura, que era de R$ 149 mil.

A recuperação dos 155 metros de extensão da estrutura exigiu a colocação de 136 peças de corrimão, 142 conjuntos de pilares laterais de madeiras, 204 longitudinais de madeira (sob o assoalho), 68 peças de madeira tratada para o assoalho e 695 metros de extensão de cabos verticais, além de centenas de outras peças de acabamento e das barras de ferro de sustentação das rampas de acesso nas duas cabeceiras.
 
Foram mantidas as duas torres de concreto, que receberam nova pintura, os cabos horizontais que seguram toda a ponte e, na margem direita, a estrutura de ferro que impede a passagem de motos ou bicicletas. As peças de madeiras nas laterais foram pintadas nas cores azul e branca e o assoalho recebeu aplicação de verniz. O último trabalho da recuperação foi a instalação dos refletores de iluminação nas duas torres.

Com a volta das aulas no Colégio Dehon e também na universidade, desde ao último dia 19, a prefeitura disponibilizou para os estudantes e aqueles que necessitam do serviço de transporte coletivo, um ônibus gratuito,no itinerário margem direita/margem esquerda. Durante o anúncio da reforma da ponte, o prefeito Joares Ponticelli se comprometeu a disponibilizar o transporte gratuito caso as obras não ficassem prontas até o início do ano letivo. A empresa TCL oferece cinco horários do itinerário ao longo do dia.