Cíntia Abreu
Tubarão

A obra de asfaltamento e prolongamento da avenida Pedro Zapellini pode ser considerada praticamente finalizada. A garantia é do secretário de desenvolvimento urbano da prefeitura, Nilton de Campos. “Arrisco afirmar que, em duas semanas, os dois lados da avenida estarão liberados para o tráfego”, assegura Nilton.

São 14 meses de obra. Se não fossem os vários problemas enfrentados pela prefeitura de Tubarão (chuva e necessidade de refazer a rede de drenagem, por exemplo), a avenida estaria pronta em outubro do ano passado, com o custo total avaliado em quase R$ 2,7 milhões, pagos com recursos do próprio município.
O secretário de desenvolvimento lembra que as fortes chuvas do fim de 2008 e do início de 2009 prejudicaram a conclusão da via. “Foi necessário refazer todo o sistema hidráulico. Ligamos as caixas coletoras dos dois lados da avenida”, acrescenta Nilton.

Se o tempo colaborar, até o início da próxima semana, os 2,4 mil metros de pista que faltam receberão o asfalto. “O material retirado da avenida foi utilizado na pavimentação de outras ruas da cidade”, sublinha o secretário.
A prefeitura de Tubarão trabalha no processo licitatório da 2ª etapa da obra, que compreende a continuação da avenida Pedro Zapellini até o bairro Passagem. “Esta obra é um compromisso do prefeito. Pretendemos efetuar no próximo ano”.

Cronologia da obra:
Início da obra: 17 de junho de 2008
Previsão de entrega: Outubro de 2008
Novas previsões – Dezembro de 2008
Nova previsão devido as fortes chuvas – Fevereiro de 2009
Nova previsão – Fim do mês de agosto de 2009.

Segurança e sinalização
serão feitas em seguida

Após a finalização da obra de asfaltamento e prolongamento da avenida Pedro Zapellini, com o custo de R$ 2,7 milhões, quem entrará em ação é a secretaria de segurança e trânsito da prefeitura.
A sinalização de trânsito e a garantia de segurança da avenida são os próximos passos para a real conclusão da obra.

“Em três semanas, a secretaria finalizará o processo de licitação para efetuar a pintura e a colocação de placas de trânsito”, informa o secretário adjunto de segurança e trânsito, Adolfo Pinter.
A Guarda Municipal de Tubarão atuará na segurança do trânsito no local. “Eles trabalharão com o radar, como na rua Conselheiro Mafra (atrás da Catedral, em direção ao fórum). E serão mais efetivos na avenida para assegurar a tranquilidade no trânsito”, ressalta Adolfo.