Zahyra Mattar
Tubarão

Há pouco mais de 15 dias, o governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) tem em mãos um projeto de lei de interesse de toda a população do sul do estado. O autor da matéria, deputado Joares Ponticelli (PP), conseguiu a aprovação de uma moção a fim de isentar os moradores de todas as cidade do sul catarinense do pagamento do pedágio em Palhoça.

O município de Palhoça, após inúmeros protestos, conseguiu reverter o pagamento até que a duplicação esteja finalizada. Quanto ao sul do estado, a isenção depende do “canetaço” de Luiz Henrique. “Infelizmente, o governo não sancionou (a lei). A expectativa é grande, mas não vejo manifestação positiva. É como eu sempre digo, o sul é esquecido”, lamenta Ponticelli.

Para o deputado, a “cobrança do pedágio, sem a finalização das obras de duplicação, é criminosa”. “Pagamos por algo que não usufruímos, especialmente quem sai, por exemplo, de Florianópolis em direção a Tubarão. O cidadão paga para andar em pista simples, esburacada”, discorre o deputado.

Caso a lei seja sancionada, a cobrança será cessada imediatamente. Obviamente, haverá uma demanda judicial. Porém, considera Ponticelli, o ônus deve ser arcado pelo culpado, o governo federal. “Eles que cobram por um serviço que não existe. Então, cabe à União conversar com a concessionária e renegociar o contrato”, avalia Ponticelli.

Cadastramento de
veículos inicia em Palhoça

De hoje até o próximo dia 31, a prefeitura de Palhoça realiza o cadastramento dos 13.963 mil veículos, espalhados por 15 bairros da região sul do município, a fim de liberar os motoristas do pagamento do pedágio na praça do quilômetro 221 até a conclusão do acesso alternativo. A medida é válida somente para moradores do sul de Palhoça.

Um acesso alternativo, que demandará na construção de uma ponte, será feito no bairro da Formiga. A isenção, porém, ocorrerá antes, já que a obra levará meses até ser erguida. No dia 5 do próximo mês, em Brasília, uma nova negociação está prevista para ajustar detalhes e definir a liberação imediata do pedágio para os veículos cadastrados.