Tubarão

As inscrições para o processo seletivo do ‘Patrulha Mais Azul’, programa de conscientização ambiental da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Tubarão (Funat) destinado a estudantes de 12 a 15 anos tem início nesta quarta-feira (11). As inscrições vão até o próximo dia 26.

A ideia é oferecer entre os alunos uma série de conhecimentos e estimular atitudes e habilidades necessárias a melhoria da qualidade ambiental do município, além da busca de soluções para problemas existentes nas comunidades. A primeira turma de 30 alunos, com 25 alunos da rede pública e cinco da rede privada, terá um total de 300 horas/aula em dois encontros por semana, na Unisul.

Para realizar a inscrição, os interessados devem preencher o formulário que precisa ser retirado na Funat (junto ao ESF Morro do Becker/Caixa). No formulário estarão todas as informações como data e local das provas do processo seletivo. São 40 questões objetivas sobre temas ambientais atuais, e serão aprovados os candidatos com melhor pontuação.

O programa terá início no próximo mês e as aulas serão ministradas por professores da rede pública e privada do município, técnicos atuantes na área ambiental, representantes do Ministério Público e do Tribunal de Justiça e oficiais efetivos do Exército Brasileiro. Em um dos encontros semanais serão ministradas aulas teórico/prática de temas ambientais relevantes e em outro sobre práticas de exercícios físicos e teóricas de ética, moral e disciplina seguindo os preceitos militares do exército.

Ao final será realizado um ato de formatura e todos os participantes receberão um certificado de conclusão e título de integrante da ‘Patrulha Mais Azul’. Serão premiados os alunos que se destacarem nos quesitos assiduidade, disciplina, dedicação e conhecimento.