Amanda Menger
Tubarão

O Tribunal Regional Eleitoral atualizou nesta sexta-feira o número de filiados dos partidos. As siglas tinham até o dia 20 de abril para entregar a lista com os integrantes. Contudo, alguns problemas na recepção dos dados fizeram com que as informações prestadas por diversos partidos não fosse recebida, ou recebida parcialmente, como ocorreu com o Democratas.

Pelo levantamento do TRE, em agosto de 2008, às vésperas das eleições municipais, o DEM tinha 2.311 filiados; em parcial de abril deste ano, 2.291, e na atualização determinada pela lei 9096/1995, a lei dos partidos políticos, são 2.261 integrantes. “No dia 20 de abril, protocolamos os dados, porém, houve um problema com o TRE e alguns não foram computados. É verdade que perdemos 50 filiados, mas outros 250 ingressaram no partido. Então, o nosso saldo é positivo”, avalia o presidente do DEM em Tubarão, Dalton Marcon.

Entre as figuras que deixaram o partido, está o suplente de vereador Gelson Bento, que passou para o PP, e o ex-secretário de desenvolvimento regional em Tubarão, César Damiani. “Vejo a saída deles como algo normal. São coisas que ocorrem dentro da dinâmica política. Mas estamos de olho em 2010, e planejamos uma grande festa para julho, com a presença do senador Raimundo Colombo, do deputado Júlio Garcia e outras lideranças do partido”, adianta Dalton.

Mesmo sem as informações consolidadas, o PMDB continua o partido com o maior número de filiados na Cidade Azul: 2.870. “Estes números são sempre benéficos. Mostram que o partido está forte e que virá com tudo em 2010. Para o segundo semestre, realizaremos uma festa com aproximadamente 300 filiações”, afirma o presidente do partido em Tubarão, Túlio Zumblick.

Atualização
O Notisul acessou o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no início da tarde desta sexta e a última atualização dos filiados era de agosto de 2008. Após contato com o tribunal, o problema foi solucionado e as novas parciais já foram disponibilizadas.