Após ser realizado 100% online em 2020 e indicado ao Prêmio Associação Paulista de Críticos de Artes, (APCA) na categoria “difusão”, o Dança em Trânsito migrou em 2021 para o formato híbrido com realização em 19 cidades, 10 estados e cinco regiões do Brasil, com o desafio de manter sua essência de itinerância e de intercâmbio cultural.

E uma das cidades contempladas neste ano é novamente Capivari de Baixo. E mais uma vez, o cenário escolhido pelo Espaço Tápias, entidade promotora do evento, é o Parque Ambiental Encantos do Sul.

Diante das incertezas do cenário mundial em julho, o evento foi adiado para novembro em função do calendário de vacinação nacional, mas durante os meses de março a outubro manteve artistas nacionais e internacionais envolvidos e disponíveis no ambiente online: diversas ações de ensino, aulas gratuitas online de mentoria, formação para professores multiplicadores e profissionais da dança e artes cênicas realizadas virtualmente.

Em Capivari de Baixo, o professor responsável pelas aulas de criação do Projeto Valia, espetáculo de responsabilidade local, foi Matheus Pipoka, que também é professor da oficina de danças urbanas do Parque Ambiental.

As apresentações em Capivari de Baixo serão no dia 18 de dezembro, conforme cronograma abaixo:

16h30 – Imprevisto, onde o amor acontece, com o Grupo Tápias (Brasil)

17h – Os equilibristas, Anyel Aram e Nayane Fernandes (Brasil)

17h45 – Mar de Dentro, com OKA Cia. de Dança (Brasil)

18h – Risco do Asfalto, Laso Cia de Dança (Brasil)

19h – Pauza, com Christian Moyano (Uruguai)

Na sequência:

– Memórias de Brinquedo, com Curitiba Cia de Dança (Brasil)

– Resultado das aulas de criação do Projeto Valia, com jovens de Capivari de Baixo e região, com Matheus Pipoka e alunos.

O Dança em Trânsito tem como característica marcante a apresentação de trabalhos de destaque no cenário atual e a ocupação de, além de espaços convencionais, espaços urbanos. Um festival plural e itinerante, com motivação sempre crescente diante do compromisso de tornar cada vez mais visíveis, e para mais pessoas, as múltiplas expressões de arte. Todos os espetáculos são gratuitos.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Parque Ambiental