Capivari de Baixo

A palestra do professor de cursos em pós-graduação, mestre em Gestão de Políticas Públicas, dentre outras especializações, Alexandre Alves sobre a Lei 13.019/2014 encerrou a programação de atividades do Capacitar, evento realizado no Centro de Cultura e Sustentabilidade do Parque Ambiental Encantos do Sul, em Capivari de Baixo, nesta sexta e quinta-feira.

O curso ocorreu exatamente dois anos depois de realizada a primeira edição oficial, também sediada pelo Parque, em 2016. Com esta, já são 23 edições do evento no país, patrocinado pela Engie Brasil Energia e coordenado pela Incentive. Além do apoio do Parque Ambiental, o evento contou com o apoio da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel).
No período da manhã, os temas abordados foram Pronas (pessoas com deficiências), Pronon (oncologia) e Fundo da Infância e Adolescência, com Marcos Molinari (foto abaixo). No primeiro dia da capacitação os temas giraram em torno das leis de incentivo à cultura, ao esporte e de atenção ao idoso. E ainda, sobre a possibilidade que contribuintes têm de destinar parte do seu imposto de renda devido para as áreas do esporte, cultura e saúde ou ainda, no atendimento de crianças, adolescentes, idosos.

O Capacitar contou com participantes de 17 municípios, sendo dez da região. Nos dois dias de evento, 188 pessoas circularam pelo CCS do Parque durante os dois dias de curso. “Cursos como este são de extrema importância para o desenvolvimento da região e nossa expectativa é a de que as provocações do curso resultem numa maior captação de recursos que podem ficar na região”, declarou Mariana Kadletz, advogada e produtora cultural, sócia da Incentive, que palestrou sobre Lei Rouanet.

A capacitação teve também palestras de Gustavo Sá (Lei de Incentivo ao Esporte) e Raphael Ribeiro (Como elaborar Projetos de Sucesso)

O presidente da Associação Jorge Lacerda – AJL -, entidade que administra o Parque, Valdeci Algayer elogiou a grande participação das entidades e prefeituras da Amurel. “Também quero destacar e agradecer a Engie pelo patrocínio, o que viabilizou o evento. Espero que o conhecimento destas legislações adquirido com o Capacitar possa contribuir significativamente para a elaboração de projetos que beneficiem nossas comunidades”, disse.

Representação

Municípios da Amurel que participaram do curso: Capivari de Baixo, Tubarão, Pescaria Brava, Jaguaruna, Imbituba, Sangão, Rio Fortuna, Laguna, Gravatal e Imaruí. Além destes, os municípios de Criciúma, Blumenau, Içara, Bombinhas, Treviso, Sombrio e Florianópolis também estavam presentes.