Muitas vezes o ‘chamado’ não impede que outras funções sejam executadas. Assim, padre Valdeci Cardoso Vieira, recebeu a licença sacerdotal do seu bispo do Rio Grande (RS), para assumiu a presidência do PSB de Imaruí, e se tornar pré-candidato do partido à prefeitura do município.

Valdeci que é filósofo, psicopedagogo, teólogo e psicanalista, morou e trabalhou com meninos de rua, em Porto Alegre (RS). Atuou na Pastoral da Juventude, na qual foi diretor espiritual do Movimento de Emaús, no Rio Grande (RS). Também atuou como reitor de Seminário por dez anos e diretor de escola, além do trabalhado na Pastoral Carcerária.

Como mestrando em Psicanálise, o sacerdote atendia gratuitamente dezenas de pessoas na Paróquia. Desenvolveu trabalho com adolescentes e jovens em situação de risco, que o levou a receber o título de Cidadão Rio-grandino.

Morou e foi pároco no Uruguay. Quando tornou-se padre conseguiu um terreno, por comodato junto a prefeitura, e construiu o Seminário, transformando um antigo lixão em um dos pontos mais visitados da cidade.

Em Florianópolis, como pároco na Lagoa da Conceição, recebeu um título da Câmara de Vereadores da Capital como o Destaque do Bairro. Em Imaruí desenvolveu as santas missões populares, com organização do calendário. Também fez a restauração e automatização dos sinos da igreja, que há mais de 30 anos estavam abandonados.

Destacou-se na cidade pela preocupação com os mais pobres, com a poluição da lagoa, com a falta da água, tanto que chegou a fazer uma ponteira na Paróquia, além da péssima qualidade das estradas. Uma preocupação contínua é com os altos índices de poluentes e de mortes por causa do câncer.