#Pracegover Foto: na imagem há uma mulher com a mão na nuca e a outra na cabeça
#Pracegover Foto: na imagem há uma mulher com a mão na nuca e a outra na cabeça

O prefeito interino de Tubarão, Caio Tokarski, regulamentou, nesta terça-feira, dia 8 de março, a lei que inclui no âmbito municipal os portadores de fibromialgia em programas e projetos que visam dar atendimento médico especializado e preferência nas filas no âmbito da Cidade Azul.

Desta forma, agora, em Tubarão, empresas públicas, concessionárias e permissionárias de serviços públicos, bem como as empresas privadas que recebam pagamentos de contas e bancos, deverão dar preferência ao atendimento de clientes diagnosticados com fibromialgia.

Para ter direito ao benefício, o portador da doença deve solicitar, a partir do dia 28 deste mês de março, um cartão especial em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). Entre a documentação exigida, é necessário a apresentação de um documento com foto, laudo médico que comprove a condição e comprovante de residência.

A propositora da lei, a vereadora Luciane Tokarski, comemora a regulamentação da iniciativa. “Estamos às vésperas do Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia, lembrado no dia 12 de maio, e conseguimos colocar em prática essa lei já aprovada no ano passado. Certamente, as pessoas que sofrem com essa doença, agora, vão poder realizar suas voltas, resolver suas pendências, com um pouco mais de conforto e agilidade”, destaca a parlamentar.

Sobre a Fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome caracterizada principalmente por dor crônica e generalizada no corpo que dura pelo menos três meses. Esses desconfortos podem surgir sem motivo aparente, ou serem uma reação exagerada a algum acontecimento.

A grande complicação da fibromialgia por falta de conhecimento e tratamento adequado é o impacto na qualidade de vida. Não é raro que os portadores sofram de depressão e ansiedade.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul