Operação Hefesto: ação investiga venda de carne de cavalo e de mula para consumo humano

#Pracegover foto: na imagem há carne animal e maquinários
#Pracegover foto: na imagem há carne animal e maquinários

Mais de 520 quilos de carne de cavalo ou de mula foram apreendidos nesta quinta-feira (16) na Operação Hefesto, em Morro da Fumaça. Cerca de 60 agentes de segurança pública participaram da ação, que ocorreu nesta quinta pela manhã.

De acordo com informações, a operação ocorrida em Morro da Fumaça é o desdobramento de duas investigações que tiveram início em maio passado. A ação foi concentrada no entorno do CTG Herança do Velho Pai, localizado no bairro Linha Frasson.

A operação foi coordenada pelo delegado de Polícia Civil Ulisses Gabriel. Agentes de segurança pública da Polícia Civil de Morro da Fumaça, Balneário Rincão, Criciúma, Cocal do Sul, Forquilhinha, Içara, Lauro Müller, Orleans e Urussanga participaram da ação. Eles tiveram o apoio do Núcleo de Operação com Cães, do Serviço Aeropolicial (Saer), da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e Polícia Militar de Santa Catarina.

A operação visou apurar furto de gado, venda de carne de cavalo e mula moídas para consumo humano, posse e venda de armas, venda de produtos veterinários falsificados, tráfico de drogas e receptação. Foram apreendidas também, maconha, cinco armas, diversas munições, cheques e dinheiro. Até o início da tarde cinco pessoas tinham sido presas em flagrante, duas por tráfico de drogas, dois por crime contra o consumidor e um por desacato.

Segundo informações, a operação é uma referência ao Deus mitológico grego do fogo, Hefesto. Os tropeiros traziam gato e paravam em Morro da Fumaça e também acendiam fogueiras em seus acampamentos devido às neblinas existentes no local.

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul