Tubarão

Dentro da extensa programação de eventos que integram as comemorações dos 149 anos de emancipação político administrativa de Tubarão, com início no próximo dia 14, o Sesc, em parceria com a gerência de Cultura da Fundação Municipal de Educação, realiza duas oficinas para os amantes da literatura e do cinema, as quais as inscrições encontram-se abertas. A primeira delas, ‘Os Movimentos Cinematográficos do Cinema Silencioso’, será no dia 18, no auditório do Praça Shopping, e abordará o panorama da evolução da linguagem do cinema nas primeiras décadas, abrangendo o expressionismo alemão e a escola de montagem soviética da década de 20. Será tratado ainda o cinema brasileiro da era silenciosa, tendo como exemplos obras como ‘Limite’(1931), de Mário Peixoto, e ‘Brasa Dormida’(1928), de Humberto Mauro.

A carga horária da oficina é de seis horas, com os trabalhos das 13 às 19 horas. Ao todo são 20 vagas, e as inscrições, gratuitas. Os trabalhos serão conduzidos por Douglas König de Oliveira, filósofo e estudioso do pré-cinema e da obra do cineasta Michelangelo Antonioni – coordenador do projeto Encontro de Cinema, do Sesc.

No dia 19, ocorre a segunda oficina, com o tema ‘A Arte de Contar Histórias e Encantar Pessoas!’. O objetivo é proporcionar a confecção de recursos visuais de baixo custo para encantar o contador de histórias e o público ouvinte, além de mostrar técnicas e dinâmicas para fazer da contação de histórias momentos prazerosos de descobertas e empoderamento, de quem conta e, quem ouve a história.

A oficina, que será ministrada por Júlia Maria Rodrigues, pedagoga, narradora de histórias e apresentadora do programa ‘Era Uma Vez…’ da Unisul TV, utilizará de recursos visuais que podem ser confeccionados para enriquecer ainda mais o momento da contação. Técnicas e dinâmicas coletivas e individuais para desenvolver as habilidades necessárias para o ato de contar histórias, aliado à musicalização no conto. Ao todo, são 40 vagas disponíveis, com classificação de 16 anos. A oficina ocorrerá das 9 às 12 horas, e das 13 às 17 horas, no auditório do Sesc Tubarão.