A retirada da encosta, que bloqueia o avanço de obras, está próxima da conclusão  - Fotos:Muriel Albonico/Dnit-SC/Divulgação/Divulgação/Notisul
A retirada da encosta, que bloqueia o avanço de obras, está próxima da conclusão - Fotos:Muriel Albonico/Dnit-SC/Divulgação/Divulgação/Notisul

Tubarão

Os trabalhos para a pavimentação da pista de 120 metros no acesso ao túnel do Morro do Formigão, na BR-101, em Tubarão, são acelerados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit/SC). Com a implantação da plataforma, entre o retorno em nível de acesso à SC-390 até o início do pavimento de concreto do túnel, é aberto espaço em faixa auxiliar para o tráfego pesado, e dá passagem para os veículos de pequeno porte.

Assim, a movimentação de veículos ganhará maior fluidez no segmento entre a ponte do Rio Tubarão até o acesso ao bairro Sertão dos Correa.

Os serviços estão concentrados na retirada do talude com escavações e remoção de rochas, com detonação de explosivos. A retirada da encosta, que bloqueia o avanço de obras, está próxima da conclusão. É estudada a necessidade de uma última remoção de rochas com detonação de explosivos. Depois de retirar todo o solo e rochas, o trabalho segue com a regularização da base, depósito e compactação das camadas de rochas e aplicação do pavimento em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), a massa asfáltica.

São executados os trabalhos para construção dos retornos em nível e o restante do traçado entre o desemboque do túnel até a ligação com as pistas duplicadas, no quilômetro 339. Todas as atividades, neste segmento da BR-101, fazem parte do conjunto de obras complementares à duplicação da rodovia federal.

Outras obras que compreendem o lote
O lote de obras complementares compreende 5.875 metros de novas vias laterais em seis segmentos entre os quilômetros 300 e 329,9; uma nova ponte e o alargamento e reforço da ponte antiga do trânsito no sentido norte, no Rio Capivari; restauração de 1.080 metros da atual pista no Morro do Formigão; construção de 3.080 metros de passeios públicos (calçadas) nas vias laterais do bairro São Cristóvão; quatro passarelas e uma passagem inferior para veículos no acesso aos bairros Sertão dos Correa e Vila Cruzeiro, em Tubarão.

Ponte lindeira à BR-101, no Rio Capivari, terá passagem para pedestres
A nova ponte sobre o Rio Capivari, também pertencente ao lote de obras complementares à duplicação da BR-101, terá passagem para pedestres. Segundo o projeto construtivo, a via exclusiva terá dois metros de largura, com proteções de concreto (tipo New Jersey) laterais de 80 centímetros de altura para separação do fluxo de veículos e guarda corpo na lateral do rio.
Na passagem de pedestres serão instaladas defensas metálicas na entrada e saída da passagem. A construção dos espaços para travessia a pé é mais comum em pontes das vias laterais junto aos aglomerados urbanos próximos da pista principal.
A nova ponte atenderá a circulação local de veículos entre Tubarão e Capivari de Baixo, feita atualmente pelas avenidas Presidente Getúlio Vargas e Nações Unidas. Com a união das ruas José Anastácio Teixeira, próximo ao viaduto do Km 327 e Antônio Hulse, no bairro Revoredo, em Tubarão. A nova estrutura terá 48 metros de comprimento, extensão idêntica à antiga travessia, ao fluxo norte, que será alargada e reforçada.


A nova estrutura será construída no Rio Capivari, entre os municípios de Tubarão e Capivari de Baixo