Amadio recupera-se bem do quadro do insuficiência hepática.
Amadio recupera-se bem do quadro do insuficiência hepática.

Karen Novochadlo
Tubarão

Nesta semana o historiador Amadio Vettoretti, 72 anos, deverá receber alta do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC). Ele foi internado há cerca de dez dias com um quadro de insuficiência hepática. Amadio já deixou a UTI e alimenta-se normalmente.

Contudo, como perdeu bastante peso e ainda está debilitado, precisará de uns dias extras no hospital para se recuperar. “Ele é um italiano forte”, emociona-se a filha do mestre, Aline Vettoretti. E assim que estiver melhor, Amadio também voltará a escrever a coluna semanal Na História.

O Notisul tem recebido inúmeras manifestações de carinho dos leitores, que aguardam o seu retorno. “Só temos a agradecer o apoio que recebemos neste momento”, completa Aline.

Tubaronense nascido na região onde hoje é o município de Treze de Maio, Amadio dedicou os últimos 25 anos ao Arquivo Histórico da Cidade Azul. Autor do livro História de Tubarão – Origens ao Século 20, o mestre também estuda a história de Jaguaruna há 20 anos.

Outro alvo de sua pesquisa é a colonização italiana, os confrontos culturais entre a Itália e o Brasil, desde a chegada dos italianos ao país, até a atualidade.