Lily Farias

Tubarão

Na manhã desta segunda-feira (26), um fenômeno óptico chamado de halo solar chamou a atenção dos moradores de Tubarão e região. O que se formou ao redor do sol de maneira semelhante ao arco-íris emitiu raios a uma longa distância e tambem deixou as nuvens coloridas.

Então, efetivamente não tivemos o fenônemo da nuvem arco-íris, o que vimos foram as luzes do sol nas nuvens! Na verdade foi mais um espetáculo da natureza que acabou tomando conta das redes sociais e deixou todo mundo encantando. Teve gente mandando foto de todo Estado pra compartilhar conosco!

O professor Celso Lopes de Albuquerque Junior, coordenador do curso de Agronomia da Unisul, explica que esses halos se formam a 5-10 quilômetros – na troposfera superior – quando a luz solar é refletida e refratada por cristais de gelo. Estes halos funcionam como pequenos prismas que decompõem a luz solar nas cores primárias. 

“A luz é refletida e refratada pelos cristais de gelo e pode dividir-se em cores por causa da dispersão, semelhante ao arco íris. O formato circular se deve à forma e a orientação particulares dos cristais”, reforça ele.

Vem ver as fotos que nossos leitores enviaram pelo Facebook, email, Instagram..Eles dão um jeito de mandar!