Amanda Menger
Tubarão

Os friorentos que tratem de se agasalhar mais. Uma nova massa de ar frio entrou ontem à tarde pelo oeste e, como consequência, deixa o tempo seco e baixa as temperaturas. As mínimas podem ficar em torno de 4° a 8° C. Já as máximas, não passam dos 20° C. “É que a frente fria que entrou no estado no fim de semana e deixou o tempo chuvoso já se afastou para o litoral do Rio Grande do Sul, e segue em direção ao Oceano Atlântico. Como é comum neste período do ano, uma nova massa já chegou, mas desta vez sem chuva, só frio”, explica o meteorologista Marcelo Martins, do Epagri/Ciram.

O inverno começa neste domingo, às 2h45min, e será uma estação típica: fria. “A tendência é de um inverno de baixas temperaturas. Já tivemos duas massas de ar frio e é possível que tenhamos mais algumas, com geadas e até neve. Também poderemos ter o chamado veranico, que são dias mais quentes e ensolarados, contudo, serão episódios mais isolados do que os do ano passado”, adianta Marcelo.

A estação que se despede seguiu à risca o que se esperava: clima seco. “No oeste e meio-oeste, a estiagem é severa; já na Grande Florianópolis, a chuva ficou acima da média, em torno de 35%. O outono teve mais dias ensolarados, devido à influência de poucas massas de ar frio, já que só chegaram neste mês”, observa o meteorologista.