Pela 1ª vez, o Porto de Imbituba recebe embarque de pellets de madeira, fonte de energia renovável que será exportada para a Europa, atendendo a demanda de abastecimento aumentada em função da guerra na Ucrânia. Ao todo, 16,5 mil toneladas do biocombustível estão sendo carregadas, desde terça-feira (19), no navio AGIA SOFIA, atracado no Cais 3 e previsto para desatracar na próxima sexta-feira (22), com destino ao Porto de Oristano, na Itália.

Neste primeiro navio, os pellets de madeira pertencem a quatro exportadores de Santa Catarina e dois do Paraná que devem enviar mais um navio com a carga, em outubro. Até o fim do ano, outro grupo de exportadores, também dos dois estados do Sul, pretende realizar mais dois embarques para a Europa.

As operações de pellets de madeira no Porto de Imbituba, em 2022, devem totalizar em torno de 60 toneladas e serão realizadas pela Serra Morena, que também armazena a carga na retroárea do Porto. Para 2023, estão previstos 10 embarques do granel a partir de Imbituba.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: SCPar Porto