Obra visa garantir o abastecimento na alta temporada  -  Foto: Mariane Lidorio Mendes/Águas de Jaguaruna/Divulgação/Notisul
Obra visa garantir o abastecimento na alta temporada - Foto: Mariane Lidorio Mendes/Águas de Jaguaruna/Divulgação/Notisul

Jaguaruna

O verão está próximo e uma das maiores preocupações da população é com relação ao abastecimento de água, principalmente nos balneários. As altas temperaturas aliadas à maior permanência das pessoas em casa, sob os efeitos do calor, refletem diretamente no maior consumo de água. Em Jaguaruna, por exemplo, os profissionais da concessionária Águas de Jaguaruna trabalharam na construção da base estrutural, que irá comportar novos reservatórios, que aumentará a reservação de água em 70% na estação de tratamento (ETA), no Balneário Arroio Corrente. 

O superintendente de concessão, Eduardo Batista, salienta que esta ação da concessionária visa oferecer à população fixa e aos veranistas a maior comodidade possível, uma vez que no verão o consumo de água aumenta em mais de 25%. “A Águas de Jaguaruna une esforços operacionais para garantir ainda mais conforto aos visitantes e moradores do Balneário Arroio Corrente e Cascata Vermelha, na temporada mais quente, aumentando sua reservação, por questão de segurança. Assim, teremos mais tempo de reserva”, explica.

O consórcio possui dois grandes reservatórios. O primeiro deles com 100 metros cúbicos está localizado em frente ao Chuveirão e é responsável pelo abastecimento dos Balneários Arroio Corrente e Cascata Vermelha. O segundo reservatório, com capacidade de 120 metros cúbicos, é destinado ao abastecimento dos Balneários Figueirinha, Paraíso e Nova Camboriú. A vazão média de água tratada é de 30 mil litros de água por hora na baixa temporada. Durante o verão, em dias de pico, pode alcançar 300 mil litros de água por hora.

Porém, a preocupação não deve ser só do poder público, precisa partir do cidadão. Para colaborar na prevenção da falta de abastecimento algumas dicas são essenciais, como tomar banhos mais rápidos, bem como fechar o chuveiro ao se ensaboar, fechar a torneira ao escovar os dentes, não usar mangueira para limpa r a calçada ou o carro são alguns dos cuidados que podem fazer a diferença e, além de representar economia para o usuário, contribuir para garantir o abastecimento.