Um menino de 8 anos teve 45% do corpo queimado enquanto tentava fazer pipoca na companhia do irmão, de 12. O acidente aconteceu em casa, em Tangará da Serra, distante a 250 km de Cuiabá. As informações são do Site O Livre.

A vítima sofreu a queimadura quando um frasco de álcool – que estava perto de um fogão improvisado utilizado pela família – explodiu e o acertou. O pai da criança não viu que os filhos estavam tentando acender o fogo para fazer pipoca, ele estava em outro cômodo, depois que encontrou o filho já queimado. Ele teve ferimentos nos braços, na parte genital e na lateral do rosto.

Desesperado, o pai acabou levando a criança em uma motocicleta para o hospital, tentando buscar atendimento o mais rápido possível. Devido à gravidade dos ferimentos, a criança foi encaminhada para o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Pronto-Socorro de Cuiabá para dar continuidade ao tratamento. Ele segue internado e aguarda por uma cirurgia.

A mãe dos meninos não estava em casa, no dia em que o filho se queimou. Ela está em Alagoas (AL), porque tem uma filha portadora de uma síndrome rara. E, foi tentar fazer a transferência do auxílio saúde para que a menina pudesse receber o benefício em Mato Grosso.

Ela conseguiu embarcar em um ônibus e deve chegar em Cuiabá na próxima quarta-feira.

——————————-

Crianças são as principais vítimas de queimadura.

As crianças são as principais vítimas de queimadura. No Brasil, aproximadamente 13% dos óbitos na infância são causados por esses tipos de acidentes. 

O dia de Combate às Queimaduras é lembrado no próximo dia 6 de junho. A data serve para reforçar o alerta sobre os riscos e consequências dos ferimentos, além de destacar a importância de cuidados simples. A maior parte das queimaduras é decorrente de acidentes domésticos.

São três tipos de queimaduras:

– Queimadura de primeiro grau, em que a pele fica vermelha e ardida. Exemplo: queimadura causada pela exposição ao sol sem o uso de protetor solar adequado. 

– Queimadura de segundo grau, aquela queimadura que provoca bolha, queima a superfície da pele e a parte interna também. Não pode estourar, nem passar nada na bolha, apenas água fria.

– Queimadura de terceiro grau, é a queimadura que atinge as camadas mais profundas da pele e do corpo, como os músculos, vasos sanguíneos e até os ossos. As queimaduras mais graves são definidas pela porcentagem de área queimada no corpo.