Foto: Reprodução Internet

A tão esperada neve no Sul do Brasil já começou, os primeiros registros foram na Serra Gaúcha, na cidade de São Francisco de Paula onde os flocos se misturaram à chuva. Em Santa Catarina o fenômeno é esperado entre o fim da tarde desta quinta e madrugada e manhã de sexta. Depois fecha a janela para a neve.

As regiões monitoradas são o topo da Serra e isoladamente no Planalto Sul, Meio Oeste, Centro e algumas áreas do Planalto Norte e região mais elevada da Grande Florianópolis Serrana. As condições são favoráveis à formação de sincelo no Morro das Torres em Urupema.

De acordo com o Meteorologista Piter Scheuer, havia chance de uma nevasca com precipitação de até 30 centímetros e pancadas de neve durante a sexta, mas já está descartada. “Agora é monitorar”.

Mas o frio intenso segue em todo Estado. A previsão para esta sexta é de tempo ensolarado no Oeste, Extremo Oeste, Litoral Sul e algumas áreas do Meio Oeste com formação de geada ampla entre a madrugada e manhã com mínimas nas baixadas e vales em torno de -2/-5ºC e entre 2/0ºC nos topos.

Temperaturas máximas baixas na marca de 8/10ºC em Santa Catarina e topo da Serra entre 0/3ºC. Mínimas abaixo dos -5/-8°C em alguns pontos do Topo da Serra (região de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici, Painel e Urupema). Vento soprando de Sul/Sudeste com rajadas de 50/70 km/h.