A SCPAR Porto de Imbituba lançou na última sexta-feira (20) o Projeto Navio de Experiências, em parceria com a Escola de Educação Básica Engenheiro Álvaro Catão. A iniciativa será realizada até dezembro, junto às turmas do 1º e 2º ano, dentro da grade do Novo Ensino Médio. Estão previstas atividades extracurriculares ligadas ao Porto como, por exemplo, práticas que mostrarão aos alunos a importância portuária na memória, economia e transformação local ao longo dos anos, além de sua representatividade na vida da cidade.

“Elaboramos o Projeto em conjunto com os professores, em uma parceria Porto-cidade extremamente importante, pois além de mostrar e explicar a estrutura e atividades do complexo, apresenta o Porto de Imbituba como uma fonte de oportunidades de desenvolvimento profissional nas diversas áreas possíveis de atuação dentro da área portuária”, ressalta Elivelton Doré, contador e um dos responsáveis pelo projeto na Autoridade Portuária. 

A primeira ação foi uma apresentação geral sobre o complexo portuário, realizada na sede da escola pelos colaboradores da SCPAR, Géssica Silva, jornalista, e Elivelton. Agora, iniciam as atividades em sala, dentro de um cronograma que inclui visitas ao Porto. No final do ano, os estudantes apresentarão os trabalhos realizados ao longo dos meses e haverá uma formatura para entrega de certificados.

Lucas de Sousa, professor de geografia do Álvaro Catão, aponta a importância do Projeto estar interligado ao Novo Ensino Médio, participando da grade curricular dos alunos e englobando várias disciplinas de forma integrada. “O Navio de Experiências proporciona um maior entendimento da área portuária, aproximando os estudantes de uma realidade muito próxima a nós”, destaca o professor, considerando que o colégio está localizado em um dos bairros vizinhos ao Porto, a Vila Nova Alvorada (Divineia). Além disso, o nome da instituição de ensino é uma homenagem a um cidadão importante na história de Imbituba, Álvaro Monteiro de Barros Catão, ex-diretor do Porto, responsável por grandes obras de estrutura portuária no município.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: SCPar