Karen Novochadlo
Tubarão

Uma nova proposta de horário de funcionamento do comércio de Tubarão para o Natal foi entregue ao Sindicato dos Comerciários ontem à tarde. O projeto foi elaborado por empresários que não integram o Sindicato dos Lojistas (Sindilojas). Contudo, a informação oficial é que as lojas abrirão em horário especial a partir do dia 3 de dezembro.

Ainda não houve um acordo entre os dois sindicatos sobre o funcionamento durante o período natalino. A presidenta do Sindicato dos Comerciários, Elizandra Rodrigues Anselmo, acredita que alguns empresários terão prejuízos com o horário anunciado. “Eles terão que pagar hora-extra, lanche, energia, dentre outros gastos”, analisa. O horário de funcionamento em Tubarão será o mais extenso de Santa Catarina, segundo ela.

O presidente do Sindilojas, José Batista Masieiro, reforça: o horário de Natal já foi determinado. “Ninguém estará obrigado a cumprir este horário. O comerciante pode abrir no momento que quiser”, declara.

Amanhã, será realizada uma assembleia para discutir o reajuste salarial e os comerciários que quiserem poderão manifestar-se contrários ao horário. Elizandra ameaça entrar na justiça caso o comércio abra no dia 3.

Proposta em vigor
Os estabelecimentos comerciais estarão de portas abertas até as 22 horas, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, as lojas funcionarão das 9 às 17 horas, e, aos domingos, das 16 às 22 horas.

Nova proposta
De acordo com a nova proposta, o horário especial iniciaria no dia 10 de dezembro e os comerciários só trabalhariam em dois domingos e na véspera de Natal até as 14 horas.