#Pracegover Foto: na imagem há pessoas, cadeiras, mesas púpitos, flores e microfones
#Pracegover Foto: na imagem há pessoas, cadeiras, mesas púpitos, flores e microfones

Prefeitos, vices e vereadores escolhidos nas eleições municipais, realizadas em novembro passado, assumiram nesta sexta-feira (1º), as suas funções e assim, iniciaram os seus mandatos. Em diversas cidades da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), as cerimônias ocorreram de forma virtual e em outras foram presenciais, porém com público restrito.

Em Tubarão, a cerimônia ocorreu nesta sexta-feira, à noite. Além dos gestores do Executivo, Joares Ponticelli e Caioi Tokarski tomaram posse 15 legisladores, entre eles uma mulher, Luciane Tokarski. O cerimonial em Imbituba também foi realizada à noite. Tomaram posso o prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior e o vice, Antônio Clésio Costa. Além da posse dos 13 vereadores.

Em Braço do Norte, o chefe do poder Executivo de Braço do Norte, Roberto Kuerten Marcelino e o vice-prefeito, Ronaldo Fornazza, foram empossados a partir das 17 horas, na Câmara de Vereadores. O evento ocorreu com a presença dos 11 legisladores. Na cidade vizinha, São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba, e o vice-prefeito eleito, Benício Warmeling, o Nisso, foram empossados pela manhã, juntamente com os nove vereadores, em sessão especial realizada pela Câmara de Vereadores.

Capivari de Baixo iniciou o cerimonial às 19h. Foram empossados o prefeito Dr. Vicente Corrêa Costa e Márcia Roberg Cargnin. O evento contou ainda com a presença do ex-prefeito Nivaldo Sousa, que passou o balancete e as chaves da prefeitura aos novos gestores.

A sessão na cidade termelétrica foi presidida pele vereadora mais votada desta legislação, Beatriz Alves, a Bia. Ela será presidente da casa a partir de 1º de janeiro de 2023. Fato inédito no município. A casa legislativa não tinha uma mulher na função de parlamentar há mais de 20 anos. No último pleito, foram eleitas além de Bia, mais duas vereadoras, Edcarla do Ararat, e Heloísa Cardoso e a vice-prefeita Márcia.

Foto: Álvaro Dalmagro