Laguna

A praia dos Molhes da Barra e Canal da Barra, em Laguna, receberam um mutirão de limpeza diferente neste domingo. A ação que integrou a programação do campeonato de surfe The Legends e a data em comemoração do Dia Estadual do Boto Pescador, contou com uma novidade: a separação do lixo recolhido para destinação final de forma correta.

 Em apenas 40 minutos de limpeza, com apoio dos Protetores Ambientais da Polícia Militar Ambiental de Laguna, Marinha do Brasil e Secretaria Municipal de Pesca (Sepagri) foram recolhidos cerca de 100 quilos de lixo neste local. “A maioria foram garrafas pet e embalagens de alimentos”, conta o responsável pela ONG Eco Local, Felipe Oliveira.

 Também foram recolhidos grandes quantidades de tecidos e restos de apetrechos de pesca. Ao todo foram cerca de 80 garrafas pet, 65 pedaços de isopor, sete embalagens tetrapack, três latas de aerossol, 130 bitucas de cigarro. “Havia muito microlixo e também grande quantidade de plástico duro, como restos de baldes, galões e pedaços deles, provavelmente vindos de barcos de pesca e de pessoas que acampam para pescar, caiu no canal e vai para o mar”, afirma Felipe.

 Em parceria com a empresa Carbo Brasil, o resíduo separado será reaproveitado e transformado em materiais como recipientes, placas de trânsito e bancos, por exemplo.