Trabalhadores do comércio de Tubarão estão insatisfeitos com dois sábados com horários estendido  -  Foto:Cíntia Teixeira dos Santos/Divulgação/Notisul
Trabalhadores do comércio de Tubarão estão insatisfeitos com dois sábados com horários estendido - Foto:Cíntia Teixeira dos Santos/Divulgação/Notisul

 

Angelica Brunatto
Tubarão
 
A edição do Sábado é o Dia D deste fim de semana foi marcada por protestos. Muitos comerciários trocaram as lojas pelas ruas do centro de Tubarão. O objetivo era mostrar a indignação pela abertura do comércio por dois sábados seguidos.
Cerca de 200 funcionários foram a vários estabelecimentos em busca de apoio dos lojistas. “Pedíamos para que eles fechassem as portas. Na avenida Marcolino Martins Cabral, poucas lojas permaneceram abertas”, relata a presidenta do
 
Sindicato dos Comerciários, Elizandra Anselmo.
 
Mesmo com o manifesto, o presidente do sindicato patronal (Sindilojas), Fernando Nandi, comemora os resultados do evento promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas. “Foi o melhor dia de vendas do ano”, garante Fernando. 
 
Fernando explica que o Dia D é realizado no sábado mais próximo ao pagamento. “Entendemos que o Dia das Mães é uma data forte. Por isso, fizemos o Dia D um fim de semana antes, e no próximo será apenas um horário especial”, justifica o presidente.
 
As datas foram definidas em assembleia do Sindilojas no início deste ano. Fernando revela que o sindicato orientou aos lojistas que fizessem uma escala para que os trabalhadores não ultrapassassem a jornada de duas horas extras. “Mas, infelizmente, eu não posso fiscalizar”, lamenta.
 
Próximos passos
No próximo sábado, os comerciários tubaronenses não deverão fazer novas manifestações. “Entendemos que o Dia das Mães é uma data importante para todos. Mas já adianto que, caso o Sindilojas continue com a intenção de abrir dois sábados ao mês, em agosto faremos uma manifestação ainda maior”, avisa a presidenta do Sindicato dos Comerciários, Elizandra Anselmo.   
Os encaminhamentos da categoria serão definidos em uma reunião da executiva do sindicato na manhã de hoje.