Laguna

Folia de Carnaval combina com praia. Pelo menos na Amurel é assim. Paralelamente à folia de Momo que invadiu as cidades da região, centenas aproveitam o sol para descansar a fim de preparar as pernas para mais uma noite de festa. Nas quatro cidades litorâneas da Amurel (Garopaba, Jaguaruna, Laguna e Imbituba), todos os balneários registraram movimentação recorde neste fim de semana.

Além do Carnaval, o tempo bom e a qualidade da água em praticamente toda a extensão do litoral da região são um privilégio e um atrativo a mais para os turistas e veranistas. Até mesmo a prainha do Farol, em Laguna, a única a ter configurado por mais de dois meses no rol dos balneários com água imprópria para o banho, agora está há duas semanas com o ponto analisado com qualidade da água comprovada no relatório de balneabilidade, confeccionado pela Fatma.

Apenas um único ponto está com problemas: em frente à rua Lauro Müller, na praia de Garopaba. No estado, são 59 locais impróprios para o banho. Ao todo, são analisados 192 pontos nos 500 quilômetros da costa catarinense. A Fatma seleciona esses pontos de tal forma que todo o litoral seja avaliado, concentrando as coletas justamente nos locais mais suscetíveis de poluição – os de maior fluxo de banhistas.
A pesquisa, feita desde 1976, leva em conta apenas a incidência da bactéria Escherichia coli, abundante em fezes de animais, inclusive nas do homem. As coletas são feitas mensalmente de abril a novembro e semanalmente de dezembro a março.

Tempo
A tendência do tempo entre hoje e amanhã, conforme aponta o último boletim meteorológico do setor de clima e previsão do tempo da Epagri/Ciram, é que o calor que predominou durante o fim de semana repita-se.

Hoje, o sol aparece pela manhã e, no decorrer do período, a quantidade de nuvens aumenta. Há risco de pancadas de chuva no fim de tarde e à noite em todas as cidades, mas nada que atrapalhe a festa dos foliões.

A temperatura deve atingir os 30°C na maior parte das cidades do sul catarinense. A partir de terça-feira, volta a instabilidade e as temperaturas ficam mais amenas.