Comum em crianças, o molusco contagioso é uma infecção na pele que pode atingir também adultos saudáveis. Os sintomas são pequenas bolinhas salientes na região contaminada. O vírus que causa o molusco contagioso é altamente transmissível pelo contato.

O médico dermatologista Marco Antônio de Oliveira explica por que crianças normalmente são mais infectadas. “A imunidade das crianças para vírus não é tão alta quanto dos adultos.”

Além disso, crianças em idade escolar costumam ter muito contato físico entre si, o que facilita com que o vírus circule em escolas e creches. Adultos podem também ser infectados sexualmente. Nesses casos, as lesões aparecem na região genital.

Em qualquer idade, coçar ou cutucar as lesões faz com que elas se espalhem mais, acrescenta o dermatologista. O tratamento mais eficaz é feito pelo médico dermatologista em consultório. A curetagem, uma espécie de raspagem da lesão, elimina de vez as bolinhas.

“[O molusco contagioso] pode regredir espontaneamente, mas também pode aumentar”, ressalta Oliveira, frisando a importância de procurar um médico assim que perceber as alterações na pele.

DermNetNZ/NCBI