Zahyra Mattar
Tubarão

Bem que o prefeito de Tubarão, Manoel Bertoncini (PSDB), avisou no fim do ano passado em entrevista ao Notisul: "Ano novo, governo novo!". Além de pontuar obras, o gestor da Cidade Azul também revelou que a prefeitura vai começar a disponibilizar a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) este ano. A meta é implantar o modelo digital tributário até o fim do primeiro semestre.

A missão de fazer isso será do futuro gestor da nova secretaria de fazenda prefeitura, cuja criação será feita com a reforma administrativa planejada por Bertoncini para ocorrer ainda neste mês. "Visitamos Florianópolis e Rio do Sul, onde este sistema já funciona, e muito bem. Não é nada do outro mundo, nada difícil de ser implantado", prevê Bertoncini.

A NF-e é um documento digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços, ocorrida entre as partes. A fiscalização tributária está em vigor desde o dia 15 de setembro de 2006. Em Santa Catarina, a NF-e já é emitida há mais de um ano.