Laguna

Construído próximo a Lagoa Santo Antônio dos Anjos, o Mercado Público de Laguna, será inaugurado no final deste mês. Nesta semana, o Corpo de Bombeiros esteve na obra para verificar as condições de segurança e prevenção de casos de incêndio. Em breve deverá ser publicado o edital de concessão dos boxes, por meio de processo licitatório. O prazo de quatro anos, prorrogável por mais quatro, para os interessados em abrir um empreendimento no espaço.

Inaugurado em 1958, o Mercado Público de Laguna integra o Patrimônio Histórico Nacional e já foi um dos principais pontos comerciais do município. O prédio abrigará diversos estabelecimentos com várias atividades: restaurante com deck, bares, empórios, cerveja artesanal, sorveteria, cafeteria, armazém para produtos orgânicos, cestaria, verdureira, padaria artesanal, tabacaria, floricultura, souvenir, restaurante saudável, peixaria, açougue e feira de hortifrutigranjeiros. A obra foi orçada em R$ 5.667.898,74, com recursos do BNDES, por meio da lei Rouanet e do Governo Municipal.

Tombado pelo Patrimônio Histórico, o prédio rosado foi contemplado com recursos para restauração há mais de uma década. No entanto, as obras foram iniciadas em 2014, porém pararam um ano depois com o surgimento de problemas administrativos que foram sanados apenas em 2018. Entre as intervenções feitas estão, por exemplo, o deck de madeira sobre a Lagoa Santo Antônio dos Anjos, elevador para garantir acessibilidade, portas automáticas nos boxes, que terão ainda, medidor individualizado.

Para os lagunenses e moradores da cidade, o Mercado significa mais que um centro de compras e vendas de mercadorias. Ele é a expressão da cultura e da história da região, reflete a identidade da Cidade Juliana. O local é responsável por uma história viva e contínua que conta os hábitos alimentares, religiosos, comportamentais e culturais por meio de sua atividade comercial. Além disso, ele também representa a convivência harmônica de diferenças, a democracia cultural que se reproduz e se perpetua ao longo da história.